Agenda Atibaia: Prefeitura promove cultura, aprendizado e eventos diversos

Dança, gastronomia, oficinas e eventos variados fazem parte da programação desta semana.

Nesta semana, Atibaia conta com uma programação rica em variedade. O 2º Festival Culturar-te Atibaia em Casa segue levando cultura e aprendizado, por meio de apresentações musicais, oficinas, danças e muito mais, tudo de forma on-line. O festival acontecerá até 29 de outubro, com 90 atrações disponibilizadas no site oficial da Prefeitura de Atibaia e no canal do YouTube (https://bit.ly/PrefeituraEstânciaAtibaia). As feiras da cidade oferecem flores, artesanato, plantas e gastronomia para quem mora e visita Atibaia. Para ficar por dentro de todos os eventos, confira a Agenda Atibaia.

A Temporada de Dança Atibaia 2021 tem início nesta sexta-feira (15) e segue até 6 de novembro. As apresentações serão realizadas no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro) de forma gratuita e os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência no local do evento. Além dos espetáculos, a programação também conta com oficinas e workshops diversas modalidades para aqueles que desejam conhecer mais sobre esta arte.

Sexta-feira (15/10)

Nesta sexta-feira, às 19h, o espetáculo “Fluxos em Preto & Branco”, de Leticia Sekito, acontecerá no Cine Itá Cultural, abrindo a Temporada de Dança Atibaia 2021. Também às 19h, a programação do 2º Festival Culturar-te Atibaia em Casa apresenta o podcast Memórias de Um Sobrado – Episódio 8, no canal do YouTube da Prefeitura de Atibaia. Em seguida, às 19h30, mais um episódio do podcast “Vamos falar sobre a nossa cultura” também estará disponível.

Ainda na sexta-feira, a apresentação musical “Aqui de dentro – Vídeo 4: Pacto” poderá ser prestigiada a partir das 20h, e o show “Ponto de Rima – Conectando Mentes”, a partir das 20h30.

Sábado (16/10)

Sábado será dia de vacinação em Atibaia! O Dia “V” de vacinação será para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). O município vai abrir 15 unidades de saúde, das 8h às 17h, para que esta faixa etária possa atualizar a vacinação. É necessário apresentar a caderneta de vacinação, o documento da criança e o do responsável.

Das 8h às 17h haverá a aplicação de segunda dose da vacina contra Covid-19, sem necessidade de agendamento, para as pessoas acima de 18 anos que tomaram a primeira dose de Pfizer até 19 de agosto. A imunização acontecerá no Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM (Rua da Imprensa, nº 165 – Bairro Jardim Terceiro Centenário).

Todo sábado, das 10h às 17h, é realizada a Feira de Artes e Artesanato é realizada no Balneário Municipal (Av. dos Bandeirantes, s/n, Parque das Águas). São cerca de 60 expositores oferecendo diferentes atrativos, como alimentação, artesanato, flores e lazer.

Também todo sábado, das 10h às 17h, a Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural transforma a Praça Santa Helena (próxima ao Atacadão) em uma grande e colorida feira das mais belas e variadas flores e plantas, cultivadas por 45 produtores rurais de Atibaia. Basta ir até o local e adquirir suas flores e plantas favoritas.

Já durante a tarde, às 17h, a Temporada de Dança oferece um workshop de jazz dance para aqueles que tiverem interesse em conhecer mais sobre o mundo da dança. As inscrições devem ser feitas com 30 minutos de antecedência no local. Após o workshop, às 18h, terá a apresentação do duo de dança contemporânea, da escola de dança Coppélia Ballet. Continuando as apresentações, o solo de ballet clássico acontecerá na sequência, às 18h15, e a coreografia Moulin Rouge, às 18h30. Tanto o workshop quanto as apresentações acontecerão no Cine Itá Cultural.

A noite de sábado também garante muita cultura para a cidade. Às 19h, o show “Rafael Beck interpreta Clube da Esquina” agita a programação do Festival Culturar-te Atibaia em Casa. Em seguida, “Mixando o Brasil” acontecerá às 20h. Finalizando a programação do dia, a apresentação de dança “Flamenco.br” terá início às 21h.

Domingo (17/10)

Todo domingo acontece a feira do Jerônimo de Camargo V, das 7h às 13h. Na feira, os moradores da região poderão encontrar frutas, verduras e legumes fresquinhos, a tradicional gastronomia de feira e barracas de utilidades.

A apresentação “Rezas de São Gonçalo de Atibaia” tem início às 16h, incrementando a programação do Festival Culturar-te. Já às 18h, o show “Roda de Zamba dos Amigos” começará às 18h. Também no domingo, a “Cabeça Encantada – Contação de Histórias conta Malasartes” terá início às 19h.

Finalizando o dia, às 19h, mais uma apresentação da Temporada de Dança agita o Cine Itá Cultural. Às 19h, a escola de dança Irany Sguilaro apresenta o espetáculo “Abracadabra”.

Segunda-feira (18/10)

Nesta segunda, a Secretaria de Educação de Atibaia irá promover mais uma edição da Jornada Literária, evento destinado aos estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino. O projeto vai até dia 30 de novembro e tem como objetivo principal desenvolver habilidades de leitura e escrita nas crianças, a partir das atividades realizadas pelos professores e estudantes diariamente nas escolas. A Jornada Literária deste ano acontecerá nas unidades escolares de forma híbrida, ou seja, com eventos presenciais e virtuais (pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube).

A exposição virtual “Olhar de Deus” estará disponível no site da Prefeitura a partir desta segunda-feira. O 9º episódio do podcast “Memórias de Um Sobrado” acontecerá às 19h. Em seguida, às 19h30, mais um vídeo da apresentação musical “Aqui de dentro” será disponibilizado. Às 20h, a videoaula “Retalhos da Moda: Europa, Século XIX” encerra a programação do dia, no canal do YouTube da Prefeitura de Atibaia.

Terça-feira (19/10)

Às 18h15, o renomado escritor, historiador e doutor em História Social vai dar uma palestra sobre o tema “Como transformar crise em oportunidade na educação” para os profissionais da Rede Municipal de Educação. Ela também será transmitida ao vivo no canal do YouTube para que todos possam prestigiar.

Já às 19h, a segunda videoaula de “Campo Expandido: Arte para Tempos Pandêmicos estará disponível no canal do YouTube da Prefeitura. Dando sequência a programação com mais aprendizado, a oficina “Meu Caderno com Minha História acontecerá às 19h30. A última apresentação de terça-feira será a “Introdução às Danças dos Orixás, às 20h.

Quarta-feira (20/10)

Quarta-feira é dia de muita gastronomia! Às 18h, a Feira Noturna do Itapetinga (Av. Santana, nº 2900, Itapetinga) e a Feira Noturna do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais) promovem muita variedade para os munícipes, visitantes e turistas de Atibaia.

Às 19h, a terceira aula de “Patch Bordado: Como produzir e vender” inicia a programação de quarta-feira com muito aprendizado. O “Contos que contam tanto – Raízes Maternas: Ova” poderá ser assistido em seguida, às 19h30. Para quem gosta de leitura, o livro “A Paz como Liberdade” estará disponível a partir das 19h30, no site da Prefeitura de Atibaia.

Quinta-feira (21/10)

Para encerrar a programação da Agenda Atibaia desta semana, o Culturar-te continua trazendo arte e aprendizado com a videoaula “Percussão de Sucata – Reco Reco”, às 19h; a “Aula de Maquiagem Cênica – Montagem de Personagens”, às 19h30; e a oficina “Bordando em Casa”, às 20h30.