Trabalhos de desassoreamento de lagos para evitar alagamentos são intensificados

Com a chegada de nova máquina, Secretaria de Serviços realiza obras nos lagos do Major e Jardim Paulista

Com o objetivo de prevenir possíveis enchentes, minimizando inundações decorrentes do transbordamento em época de chuva, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Serviços, disponibilizou uma nova máquina (draga) e intensificou as obras de desassoreamento de dois importantes lagos da cidade: Jardim Paulista e do Major.

No Lago do Major, a draga já está executando a sucção de resíduos, como lodo e areia e despejando em caixa de secagem em terreno lateral, além de retirada de vegetação do lago e recolhimento de resíduos após secagem.

Prefeitura de Atibaia intensifica obras de desassoreamento de lagos para evitar alagamentos em período de chuvas

No Jardim Paulista a retroescavadeira realizou ação de limpeza nas laterais, além de alargamento e rebaixamento da calha. No início da semana que vem, a nova draga iniciará a sucção de resíduos para despejar em caixa de secagem em terreno lateral do lago.

Importante ressaltar que lagos e rios assoreados podem impactar as áreas do entorno e causar enormes transtornos para a população. Por isso soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos – como lodo, areia e efluentes – são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água.

Mais ações da Secretaria de Serviços

A Prefeitura intensificou o trabalho de roçada nos espaços públicos da cidade, com o objetivo de deixar os locais mais limpos, agradáveis e com mais qualidade de vida. As equipes de zeladoria ampliaram a força tarefa, abrangendo as praças do Jardim Cerejeiras, Antonio Scavone (Caetetuba) estradas Hisaishi Takebayashi, AgroFlora (bairro do Tanque), Complexo Santa Clara, área interna do aeroporto, entre outras.

A retroescavadeira realizou limpeza de córrego no Imperial e a escavadeira fez a limpeza nos córregos do Gardênia e no Tanque.