Secretaria de Saúde de Atibaia solicita mais doses de vacina contra Covid-19

Município fez pedido ao Centro Regional de Campinas para completar imunização de grupos em que doses enviadas foram insuficientes.

A Secretaria de Saúde de Atibaia solicitou mais remessas de vacina contra a Covid-19 junto ao Centro Regional de Campinas, responsável pela logística de entrega das vacinas ao município, para completar a imunização de grupos em que a demanda foi maior do que o número de doses enviado para a cidade, especialmente a faixa etária de 40 a 59 anos.

Atibaia segue o cronograma de vacinação estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que faz a distribuição junto aos centro regionais, como o Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE Campinas (Regional de Saúde que atende o município). A orientação é de não imunizar grupos distintos com vacinas destinadas para um grupo prioritário específico (por exemplo, vacinar pessoas acima de 40 anos com vacinas enviadas para adolescentes de 12 a 17). Segundo o GVE Campinas, a utilização de vacina contra a Covid-19 destinada a um grupo e aplicada em outro, especialmente quando se trata de doses diferentes (1ª/2ª dose), pode levar a prejuízos no programa de imunização.

O município de Atibaia está vacinando neste momento jovens de 15 a 17 anos sem comorbidades (1ª dose), pessoas de 30 a 36 anos – para quem tomou a 1º dose de CoronaVac até 31 de julho (2ª dose), e pessoas de 28 e 29 anos – para quem tomou a 1º dose de CoronaVac até 31 de julho (2ª dose). A imunização ocorre por meio de agendamento, das 8h às 16h. Os agendamentos têm sido liberados dia a dia no sistema http://www.prefeituradeatibaia.com.br/cadastrocovid .

Também está ocorrendo a vacinação para jovens de 12 a 17 anos com comorbidades (1ª dose) e segunda dose para pessoas com comorbidades. Nestes casos não é preciso agendamento, basta comparacer à UBS do Centro das 13h às 16h, com documentação completa (http://www.prefeituradeatibaia.com.br/noticia/vacinacao-adolescentes-comorbidades-graves/). Quem tem mais de 60 anos e ainda não completou a imunização contra a Covid-19 deve comparecer a uma unidade de saúde. A Secretaria de Saúde reforça que é fundamental tomar as duas doses para eficácia completa dos imunizantes.

Outras solicitações

Essa não é a primeira vez que a Secretaria de Saúde de Atibaia solicita mais doses de vacina contra a Covid-19. Durante os primeiros meses da campanha de imunização, houve demanda maior do que a quantidade de doses enviada ao município para diferentes grupos prioritários.

Em maio, o vice-prefeito de Atibaia, Fabiano de Lima, e a secretária municipal de Saúde, Sonia Carvalho, chegaram a se reunir com o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, para pedir mais doses, sendo atendidos na solicitação, em esforço para vacinar todas as pessoas dos grupos prioritários estabelecidos.