Prefeitura intensifica desassoreamento no Lago do Jardim Paulista

Retroescavadeira realizou ação de limpeza nas laterais e alargamento e rebaixamento da calha.

Com o objetivo de prevenir enchentes, minimizando inundações decorrentes do transbordamento na época de chuva, a Prefeitura de Atibaia, através da Secretaria de Serviços, intensificou as obras de desassoreamento no lado do Jardim Paulista.

Na etapa inicial, no mês de agosto, a retroescavadeira realizou ação de limpeza nas laterais, além de alargamento e rebaixamento da calha. No início desta semana, a nova draga inciou a sucção de resíduos para despejar em caixa de secagem em terreno lateral do lago.

Após a dragagem, uma escavadeira com braço extensor fará a retirada de terras e plantas aquáticas nas laterais, aumentando área de amortecimento das águas pluviais, visando minimizar vazão de grandes volumes de chuvas na bacia do lago. “Essa é um importante ação de prevenção às enchentes. Com a draga, vamos fazer o aumento da calha, podendo chegar a cerca de um metro e meio, aumentando o amortecimento das águas nos dias de chuva”, esclareceu o prefeito Emil Ono.

Vale ressaltar que lagos e rios assoreados podem impactar as áreas do entorno e causar enormes transtornos para a população. Por isso soluções de dragagem, confinamento e disposição de sedimentos – como lodo, areia e efluentes – são importantes para aumentar o volume útil dos cursos de água.

Continuamente cuidando da nossa cidade, as equipes da Zeladoria não param e além do desassoreamento de lagos, diversos serviços como urbanização de vielas, roçagem, varrição, podas, drenagens, limpeza de bocas de lobo e bueiros, manutenção e reparos em tubulações, vias, pontes e estradas são realizados pelo programa.