Por trás de todo grande homem…

A história atemporal da infância do brilhante Thomas Edson.

Anna Luiza Calixto

O pequeno garoto tinha oito anos e, como boa parte dos meninos de sua idade, ainda não havia se deixado corromper pelo meio, em termos rousseaunianos, e pelo dano que a sociedade usualmente provoca nos homens. Assim, era uma criança que buscava sempre a verdade, muito embora tivesse suas dificuldades.
A professora de Thomas havia dado a ele um envelope com uma carta dentro e disse-lhe que entregasse à sua mãe. Assim feito, a mãe abriu o envelope e leu a carta em silêncio na frente do filho e enquanto lia, ela chorava. O menino quis saber o motivo das lágrimas, ao que a mãe leu em voz alta: “Seu filho é um Gênio. Nossos professores não são qualificados bastante para ensiná-lo. Por favor você deve continuar a educá-lo em casa.” A mãe deu início então a uma trajetória que culminaria num forte objetivo que demandou intenso esforço e tempo para ensinar seu filho a estudar todos os dias durante horas a fio. Entre aventuras e desventuras, o menino foi crescendo, e ele era tão empenhado em aprender quanto sua mãe em ensinar.
O jovem se tornou um inventor de sucesso baseado nos conhecimentos da educação autônoma. Quando a mãe de Thomas faleceu, a família toda ficou muito triste, inclusive o menino que, já adulto, ao fazer o inventário da mãe, encontrou entre montes de papéis aquele antigo bilhete da professora que na verdade dizia: “Prezada mãe, o Thomas tem um retardo mental, por isso não podemos educá-lo nessa escola com os outros colegas. Recomendamos, portanto que passe a ensiná-lo em casa.” Ele chorou muito e, já reconhecidamente brilhante, em seu próprio diário, ele havia de escrever que “Sou o resultado do que uma grande mulher quis fazer de mim”. Thomas Edison, 1847 – 1931, New Jersey. Thomas Edison foi um menino com deficiência mental e, graças aos esforços de sua mãe, se transformou em uma das pessoas mais importantes do século’. Thomas Alva Edison inventou – além da lâmpada incandescente – o fonógrafo, que resultou na vitrola – e o cinematógrafo, que resultou na câmera de fazer filmes. Aperfeiçoou o telefone e fez o mesmo com a máquina de escrever. Fundou a Edison General Electric em 1888, a mesma que viria ser a maior indústria do mundo, empresa essa que patenteou mais de 2.332 itens.