Escola Lobinho promove campeonato de poesias

As alunas Milena e Sarah foram as escolhidas para representar a escola no Slam Interescolar.

A E. E. “Profº João Evangelista Mariano da Costa Lobo”, do bairro Jardim das Cerejeiras, sob a direção de Dilene Apª Goes Machado,realizou na última quarta-feira (22/09), um campeonato de poesia falada, mais conhecido como Slam.  Duas alunas, Milena Costa (16) e Sarah Elen (15), ambas cursando o 9º ano, representarão a escola no Slam Interescolar de São Paulo.

O Slamé uma novidade que vai envolvendo a juventude no Brasil e outros países do mundo, especialmente na periferia.  Chegou às escolas através do coletivo Slam da Guilhermina e seu objetivo é incentivar jovens estudantes a escreverem poesias autorais para apresentá-las performaticamente.  Os jovens usam a linguagem poética como arma política para denunciar o racismo, a violência, o tráfico de drogas, a homofobia etc.

 

Alunos do 6º ao 9º ano participaram do evento.  Os estudantes-slammers produziram em sala de aula seus poemas com muita criatividade nas aulas dos professores (Ceranilla, Lilian, Sueliton, Silvia e Yara) que abraçaram o projeto.  Participaram também de uma oficina com um dos poetas formadores e dedicaram-se durante semanas para a apresentação.  Apesar de ser um evento interno, muito nervosismo e ansiedade marcaram as apresentações dos alunos estreantes.

O desenvolvimento de eventos como este motivam os alunos e transformam cada poesia – em tempos de pandemia – em um ato de resistência.