Dia do Profissional de Educação Física reforça a importância do esporte na infância

Prefeitura enaltece a importância dos exercícios físicos para a formação da criança.

Com o objetivo de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado nesta quarta-feira, 01, a Secretaria de Educação promoveu uma série de atividades nas escolas municipais para enaltecer a importância dos exercícios físicos para a formação da criança.

Alunos da rede municipal desenvolveram atividades como amarelinha africana para trabalhar com ritmo, percussão corporal, equilíbrio e coordenação. A Educação Física propicia variadas possibilidades para enriquecer as experiências das crianças no universo dos saberes corporais.

As práticas corporais que fazem parte da Educação Física Escolar (jogos, brincadeiras, danças, ginásticas, lutas e esportes) promovem o conhecimento do corpo e da cultura corporal que possibilita o desenvolvimento do aluno integralmente, ou seja, a parte motora, cognitiva e emocional.

 

No Dia do Profissional de Educação Física, Secretaria de Educação reforça sobre a importância do esporte na infância

 

Neste campo, os profissionais trabalham com valores humanos como honestidade, responsabilidade, cooperação, comunicação, interação, superação, lealdade, entre outros. Segundo a Secretaria de Educação de Atibaia, o aluno deve participar desse aprendizado como parte integrante do processo, trazendo suas experiências e seus saberes que são incorporados aos conhecimentos do professor. “O ´brincar´ é o trabalho da criança… é assim que ela aprende. Tem significado e grande importância que ela levará para o resto de sua vida”, explicou a Secretária de Educação, Eliane Doratiotto.

Independentemente da área em que o Profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. Assim sendo, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando.