Butantan detecta 36 variantes do coronavírus em circulação no Estado

O Instituto Butantan declarou que existem 36 variantes do coronavírus em circulação no Estado, três delas identificadas pela primeira vez. Esta informação é da diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Vessoni, confirmada na segunda-feira (30/8) durante evento promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em São Paulo.
De acordo com a diretora, o Boletim Epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes também identificou outras quatro linhagens da variante Delta. Apesar do número crescente de variantes, os casos de Covid-19 diminuíram no Estado. “Na prática, demonstra que é preciso manter os cuidados necessários para se evitar o contágio”, disse o deputado Edmir Chedid.
Com base nas afirmações prestadas durante o evento, o parlamentar destacou que entre as variantes identificadas de forma inédita no Estado estão a B.1.1621.1, que também é conhecida como “Copa América”; a B.1.540; e a AY.3; com um, cinco e três casos, respectivamente, de acordo com dados da 32° semana epidemiológica, sequenciados até 14 de agosto.
“Ficou claro que a presença das mutações do vírus preocupa os especialistas devido à alta taxa de contágio de algumas cepas, como a própria Delta, que foi responsável pelo aumento de casos no Reino Unido. Mas, apesar dos registros, a variante Gama ainda é a mais incidente em São Paulo, correspondendo a 85,34% dos casos, seguida pela Delta, com 3,68%”, disse.
Embora esteja longe de representar a maioria dos casos no Estado, a variante Delta vem se espalhando rapidamente, sendo identificada em 13 das 17 divisões regionais de saúde, correspondendo à 100% das infecções na divisão de Registro; 61,54% na Baixada Santista; 56,41% em São João de Boa Vista; e 43,31% na Grande São Paulo.

A lista oficial de cidades com o vírus são:

Campinas – 8
Holambra – 1
Hortolândia – 6
Itapira – 1
Jaguariúna – 19
Mogi Guaçu – 7
Mogi Mirim – 3
Monte Mor – 3
Pedreira – 1
Serra Negra – 1
Socorro – 3
Sumaré – 1
Valinhos – 1
Vinhedo – 1

Último levantamento dia 31/08/2021