Secretaria de Saúde implementa ações para fortalecer o aleitamento materno

Visitas às unidades de saúde de Atibaia e “Grupos de Conversa” fazem parte da iniciativa do Agosto Dourado.

Diferentes ações estão sendo realizadas neste mês pela Prefeitura de Atibaia para enfatizar a importância do aleitamento materno, incluindo visitas às unidades de saúde e “Grupos de Conversa” com profissionais das UBSs, fortalecendo as ações de incentivo à amamentação já existentes no município, como parte do Agosto Dourado.

A Prefeitura de Atibaia adotou a campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”, do Agosto Dourado – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Secretaria de Saúde implementa ações para fortalecer o aleitamento materno

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. Protege também a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Já foram realizadas visitas de profissionais de saúde a algumas unidades de saúde para sensibilizar as equipes para a importância do aleitamento materno. Outras reuniões estão programadas para o mês de agosto, incluindo a participação do grupo “Amigas do Peito”, e haverá ainda um evento de inauguração da nova sala de amamentação da Santa Casa de Atibaia, que irá ocorrer no dia 31 de agosto.