Secretaria de Saúde avança com projeto de Banco de Leite em Atibaia

Iniciativa vai complementar as ações já realizadas no município em busca da ampliação do aleitamento materno.

Atibaia terá um Banco de Leite Humano (BLH) que promete ser referência para a região, em uma importante iniciativa no município que visa ampliar o aleitamento materno, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que está realizando neste mês ações de incentivo ao aleitamento para proteção e nutrição dos bebês – seguindo a proposta do Agosto Dourado.

A Secretaria de Saúde iniciou um mapeamento das unidades de saúde de Atibaia para recolher informações e dados sobre o aleitamento materno, como estratégia de estruturação e com intuito de desenvolver a capacitação dos profissionais. Ao mesmo tempo, uma estrutura física está sendo montada para abrigar o futuro Banco de Leite, em uma área de 600 metros quadrados, na região central da cidade, o que deverá favorecer o acesso às mães com dificuldade na amamentação. Os equipamentos serão doados por unidades do Rotary Club de Atibaia e da região.

O Banco de Leite de Atibaia, com previsão de funcionamento para o começo do ano que vem, deverá favorecer um total de 11 municípios, sendo essencial para a região. De acordo com a Dra. Lucila Hashimoto, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e idealizadora do projeto do Banco de Leite em Atibaia, a função dele será de fornecer leite materno pasteurizado doado para recém-nascidos, geralmente prematuros, em unidade de terapia intensiva, que não conseguiram mamar no seio materno. “O trabalho do banco também deverá ser de orientar a mãe ainda gestante nos cuidados do seio para amamentação; oferecer apoio e orientação para a mãe em início de lactação que estejam com dificuldades, além de estimular a amamentação exclusiva até o 6 meses”, afirmou ela.

O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista. O Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Um banco de leite aqui é em Atibaia é de fundamental importância. O aleitamento materno é muito importante para a saúde da criança, para sua imunidade, para economia dos pais, só há benefícios no aleitamento materno”, afirmou a Dra. Helena Magnabosco, pediatra da UBS Portão. “Aqui no bairro do Portão a gente incentiva muito as mães a amamentarem, e com um bom resultado, as mães colaboram muito, conseguem amamentar por bastante tempo. Esse banco de leite vai colaborar com tudo isso”, acrescentou.