Prefeitura retoma atividades em grupo nas Unidades de Saúde de forma gradual

Secretaria de Saúde volta a oferecer cursos gratuitos para gestante, alimentação saudável e encontro de grupos antitabagismo.

As Unidades Básicas de Saúde visam atender a maioria dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. A expansão garante a descentralização do atendimento, dando proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde, desafogando os hospitais.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Atibaia, através da Secretaria de Saúde, retoma, de forma gradual, as atividades em grupo e cursos em alguns postos de saúde da cidade, para ofertar aos usuários alternativas e ajuda para tratamentos como ansiedade, hipertensão, diabetes, tabagismo entre outros.

No próximo dia 31, a UBS Oswaldo Paccini, no Centro, realiza o evento “Orientação saudável para hipertensos e diabéticos”, a partir das 14h30, dando início a uma série de ações educativas presenciais para o público em formato de palestras mensais com equipe multidisciplinar.

Os encontros mensais nessa UBS acontecerão toda última terça-feira do mês às 14h30. Para participar não é necessário realizar inscrição e o interessado deverá apresentar um documento de identificação com foto.

Curvando-se diante de temas como hipertensão arterial e glicemia, a Prefeitura ampliou esses grupos de apoio. Na Unidade de Saúde da Família, no bairro do Itapetinga, o grupo, chamado “Hiperdia”, terá início no dia 14 de setembro, às 13h30, e contará com orientação quanto ao uso correto de medicação e alimentação, além de acompanhamento de aferição de pressão e mudança de hábitos para uma vida mais saudável.

O bairro do Maracanã também está sendo contemplado com o grupo de alimentação saudável, todas as quintas-feiras, das 10h30 às 12h, na Unidade de Saúde da Família. O objetivo é incentivar alimentação saudável, combater o sedentarismo e fazer a prevenção de doenças, principalmente da obesidade, visando assim oportunizar a melhoria a qualidade de vida da população local.

Gestantes

Cursos para as gestantes também são oferecidos nas Unidades de Saúde da Família nos bairros Itapetinga e Maracanã. Os encontros envolvem acompanhamento com profissionais especializados que orientam as futuras mamães sobre gravidez, parto, cuidados com o bebê, amamentação e a importância da família para os filhos, além de ajudar a diminuir as dúvidas, a ansiedade e desmistificar alguns mitos que cercam a gravidez.

Os cursos são de livre demanda e, na USF do Maracanã, todas as gestantes cadastradas e que realizam o pré-natal no local podem participar dos encontros, que acontecem todas as terças-feiras das 13h às 14h. Já o primeiro encontro de gestantes na USF do Itapetinga acontecerá no dia 09 de setembro às 13h30 e as interessadas podem fazer sua inscrição diretamente no posto, deixando nome e telefone para contato, uma vez que as vagas serão limitadas devido às restrições impostas pelo COVID-19.

Ansiedade

A UBS “Oswaldo Paccini”, no Centro, disponibiliza grupo de apoio para crianças (a partir de dez anos) e adolescentes que sofrem com ansiedade. Os encontros acontecem às quartas-feiras às 14h e às sextas-feiras às 13h. Para os menores de idade participarem é necessário estar acompanhado de um adulto responsável, portando os documentos pessoais e do acompanhante, cartão SUS e comprovante de endereço.

Os adultos também são contemplados com um grupo para ansiedade, que acontece às sextas-feiras, a partir das 13h.

Grupos antitabagismo

Um dos inimigos mais silenciosos da saúde é o tabaco. O uso diário e por períodos prolongados traz inúmeras doenças para os fumantes – a maioria irreversível que causará a morte. Pensando neste público que precisa de apoio para se livrar do cigarro, a Prefeitura de Atibaia oferece, em algumas Unidades Básica de Saúde (UBS), ajuda aos dependentes do tabaco, por meio de grupo antitabagismo, também de forma gratuita.

A UBS “Oswaldo Paccini”, no centro, retomará os grupos antitabagismo a partir de setembro e os interessados poderão fazer a inscrição na própria unidade, até o dia 31 de agosto, apresentando documento pessoal e comprovante de endereço.

A Unidade de Saúde da Família “Pedro Maturana”, no Cerejeiras, também oferece esse encontro de grupos antitabagismo, totalmente gratuito. Interessados em participar devem ir até o posto de saúde para fazer a inscrição.