Piscinão da Alberto Diniz é uma das principais obras para prevenção de enchentes

A Prefeitura de Bragança Paulista realiza ainda outras ações voltadas ao combate a enchentes e pontos de alagamentos.

As obras de construção de bacia de retenção da Avenida Alberto Diniz (“Piscinão”) em Bragança Paulista,  estão em fase avançada e no momento estão em andamento a escavação para a colocação dos gabiões, que é o processo mais importante de um piscinão.

A obra completa prevê ainda a construção de ala para galeria e pavimentação completa. O reservatório terá como função principal evitar as enchentes ao longo do Ribeirão Lavapés. A empresa responsável pelos serviços é a Rual Construções e Comércio LTDA.

A Prefeitura de Bragança Paulista, nestes últimos anos, vem implementando diversas ações voltadas ao combate às enchentes, englobando a implantação de infraestrutura de drenagem e pavimentação em diversos locais, com a execução de sistema de captação de águas pluviais, redes, construção de guias, galerias, sarjetas e pavimentação asfáltica.

Entre as obras destacam-se a realização de contenção de alargamento das margens do Ribeirão Lavapés; a readequação do reservatório de cheias “Lago da Hípica”; a realização de obras de drenagem em diversas ruas do bairro Jardim Lago do Moinho; Av. Alpheu Grimello, Av. Nelson Muner, Av. Atílio Menin; Bairro Hípica Jaguari, Bairro Bragança L.U., Bairro Morada Campos Verdes, Bairro Chácaras Luzia Vicente, Bairro Chácaras Fernão Dias; Rua José Carlos Chiarion (ao lado do campo de futebol do Legionários); Ruas do Bairro Vila Bianchi; Rua 8 de Maio; Rua Tupy; Rua José Alves da Fonseca; Rua Benedito Toledo Leme; Rua José Humberto Aricó; Rua Luiz Gualberto e Travessa Santiago Sanches, no Jardim Comendador Cardoso; Distrito Industrial 4, Rua Manoel José Messias, no Parque dos Estados; ruas do entorno do Lago da Hípica Jaguari; bairro Bosques das Pedras, Morada Campos Verdes, entre outros.

Os resultados já apontam melhorias no sistema de drenagem com redução do acúmulo de água em diversos pontos de alagamento, como é o caso da Av. Francisco Luigi Picarelli, Jardim Califórnia, Vila Malva, Lavapés, Alpheu Grimello em frente à Terra da Magia, entre outros.

O início da implantação do reservatório de retenção de água pluvial na Av. Alberto Diniz, aliado aos investimentos em sistema de drenagem de água pluvial em diversos locais do município, representam a iniciativa desta municipalidade no investimento em infraestrutura necessária para o funcionamento adequado da cidade.

As ações beneficiam o Meio Ambiente e toda a população e colaboram para a pontuação do Programa Município VerdeAzul. No ranking 2020, Bragança Paulista aparece em 3º lugar com nota 95,89. O Certificado Município VerdeAzul reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).