Assistência Social de Atibaia desenvolve projeto para fortalecer o CRAS

Município foi escolhido como piloto de projeto com Sebrae no Estado de São Paulo para promover inclusão produtiva.

Escolhida como piloto de um projeto que visa a construção de ações para a inclusão produtiva, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), está participando com o Sebrae de uma iniciativa que irá fortalecer o CRAS e preparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social para que elas possam descobrir áreas de interesse profissional, se motivar pela capacitação e se preparar para o mercado de trabalho.

O projeto com tema da inclusão produtiva tem como objetivo atender, estruturar, apoiar e treinar os gestores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e equipe técnica relacionada à Assistência Social, a fim de fortalecer a estrutura destes centros para facilitar o acesso da população de maior vulnerabilidade social às ferramentas de inclusão produtiva.

Atibaia está no final da primeira de três fases do projeto e conta com a secretária da SADS, Magali Basile, como responsável pelo programa. A primeira fase consiste na instrução de gestores sobre a assistência social como promotora de inclusão produtiva. Na sequência, será a vez de equipes técnicas do CRAS e da Assistência Social conhecerem os fatores primordiais que devem ser considerados para o projeto e, por fim, haverá o acompanhamento dos técnicos capacitados nas ações de inclusão produtiva.

O conteúdo inclusão produtiva faz parte do Programa Consórcio Empreendedor, que é uma inovação do Sebrae e busca o aperfeiçoamento de políticas públicas de empreendedorismo nos municípios e o estímulo à cooperação em regiões com potencial para políticas consorciadas.

No primeiro semestre, a Prefeitura de Atibaia assinou contrato para implementação no município do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), com o qual pretende avançar em projetos de capacitação e promoção do desenvolvimento econômico, abrangendo uma ampla gama de setores na cidade. O investimento do Sebrae em Atibaia soma cerca de R$ 609 mil no ano de 2021, podendo ser elevado para ampliar ainda mais o número de projetos no município.