Você já ouviu falar sobre Psicologia Perinatal? Qual a importância desse acompanhamento para a gestante?

Roberto Roni

Pouco se discute sobre as dificuldades emocionais que as mulheres vivenciam na gestação, no parto e pós-parto.
Durante esse período, a mulher passa por intensas transformações fisiológicas, psicológicas, sociais e familiares, que representam uma das fases mais suscetíveis e vulneráveis a crises psíquicas, configurando um momento ímpar na vida da gestante,do bebê e de sua rede familiar.
Apesar das alegrias e das expectativas em torno da maternidade, as tarefas podem ser difíceis, as mudanças um tanto assustadora. A mulher vê sua vida sendo transformada em diversos âmbitos. É nesse momento que o pré-natal psicológico se torna complementar ao pré-natal tradicional, oferencendo a gestante apoio emocional. Trazendo possibilidades de resoluções para as necessidades que surgem no período da gravidez e puerpério, com questões relacionadas às crenças da maternidade, às fantasias, aos anseios e dúvidas a respeito do parto, idealização do parto, aos transtornos psicossomáticos, a depressão pós-parto, à ansiedade, às mudanças de posições familiares e sociais. Nesse contexto, devemos enfatizar a importância da abordagem psicológica de todas essas questões para preservar a integridade e a saúde mental da mãe e do bebê.
A Psicologia Perinatal busca olhar para esse ciclo da mulher considerando a sua história, cultura, suas particularidades.
Não existe uma receita, uma regra, tudo é avaliado e acompanhado individualmente, cada caso é um caso.
O fato de que a psicologia perinatal vise principalmente a saúde mental das mães e dos bebês não quer dizer que esse ramo da psicologia exclua os pais. Eles também podem sofrer da mesma maneira, e portanto necessitam de apoio e acolhimento. Um pai que se sente seguro e que confia na sua utilidade durante essa fase, pode trazer essa mesma segurança para a mãe.
Portanto, a psicologia perinatal busca proporcionar soluções nas diferentes etapas da gravidez até o final do período do puerpério, promovendo a criação de um vínculo saudável que resulte em, bem estar e equilíbrio para a futura mamãe, papai e bebê.

Roberto Roni é Psicólogo Teólogo e Terapeuta Transpessoal CRP 06/108502