Semana do Meio Ambiente E.E. Profª Maria Cecília Teixeira Pinto

Atualmente tem-se falado muito em qualidade de vida, no sentido de transformar o mundo em que vivemos. Muitas propostas são feitas, são apresentadas várias possibilidades e, ao mesmo tempo, soluções inovadoras e tecnologias de ponta estão surgindo como respostas a essa necessidade urgente de salvar este mundo repleto de imperfeições que criamos. Assim sendo, para dar início a essa longa jornada, de tentar melhorar a qualidade de vida do nosso Planeta a E.E. Prof.ª Maria Cecília Teixeira Pinto proporcionou entre os dias 7 e 11 de junho, a primeira Semana do Meio Ambiente, sendo um palco de realizações idealizado por professores da área de Ciências da Natureza e Matemática, onde houve envolvimento de todas as áreas de conhecimento, sem distinção, o direito de aprender, universalizando o conhecimento.
Durante a semana a escola promoveu diversas atividades dentre elas três oficinas de reaproveitamento “Artesanato com materiais recicláveis”, “Como fazer sabão com óleo usado” e Alimentos Sustentáveis com uma receita de bolo com casca de Banana, e quatro palestras, as Ecoblogueiras Verdes Marias sobre: Sustentabilidade, Direito Ambiental com o especialista prof. Dr. Marcus Valle, sobre queimadas da região, com Biólogo brigadistas Marcelo Eduardo e equipe Simbiose, e uma conversa sobre mamíferos da região com o Biólogo Francisco Chen. Todas as atividades foram transmitidas ao vivo para todos os alunos que estão no ensino remoto, contemplando o Ensino Híbrido.
Também foi proporcionada uma Ecogincana que envolveu toda escola e comunidade com a coleta de recicláveis, uma vez que a questão da reciclagem dos resíduos sólidos ou lixo, no contexto escolar, exige antes de tudo, o comprometimento de toda a sociedade. Não se trata de assunto isolado, mas que permeia todo o modo de vida de uma população, já que os problemas ambientais não só preocupam, mas atingem a todos, sem distinção, tivemos a limpeza das ruas no entorno da escola, arrecadação de tampas e lacres que foram doados ao Rotary Club da cidade com objetivo de ajudar a campanha de cadeira de rodas. Aproveitando o momento, O Rotary Club realizou a premiação do Projeto Natal dos Sonhos ocorrido em Dezembro. O primeiro colocado foi a EE Francisco de Aguiar Peçanha, segundo colocado a EE Profª Maria Cecília Teixeira Pinto e o terceiro colocado a EE Profº Gabriel da Silva.
A semana contou com a participação e colaboração da prefeitura de Atibaia na pessoa do senhor Secretário da Agricultura Jorge Matsuda doando e mudas de flores para o plantio e embelezamento na rotatória ao lado da escola, realizado pelos alunos e apoio do vereador Júlio Cuba.
Tivemos a participação nas oficinas dos alunos da EMEF Profº Guilherme Pileggi Contesini, o que foi de extrema importância para replicabilidade das ações.
No encerramento, contamos com a participação do vice-prefeito de Atibaia o Srº Fabiano de Lima, o vereador Júlio Cuba, Marcela Camata (representante da Secretaria Municipal de Educação), Kelly Granda (Diretora de Escola Municipal), Lira Neide Ferreira (Coordenadora de Escola Municipal), o presidente do Rotary
Club, o Srº José Carlos Longo Filho e os senhores José Carlos Zanoni e Renato Soulé.
A diretora da escola a Srª Claudete Wada Vilaça, agradeceu o apoio das parcerias e da Dirigente Regional de Ensino, a Srª Drª Rosângela de Almeida Valério e a supervisora da escola, a Srª Isabel Cristina da Costa. Destacou que os projetos são de extrema importância para a aprendizagem dos estudantes além do envolvimento da comunidade com as ações da escola.
A semana foi de fundamental importância para o aprendizado que vai além da sala de aula conscientizando e mudando o comportamento dos educandos que não só aprendem, mas protagonizam seu conhecimento, socializando com a comunidade seu aprendizado. Esse projeto terá continuidade com objetivo de transformar a realidade que vivenciamos hoje por meio da Educação Ambiental, tornando-se mais promissora na concretização do Projeto de Vida dos educandos.
Equipe da EE PROFª MARIA CECÍLIA TEIXEIRA PINTO