Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios renova certificado de registro no SIM de fábrica de linguiça

O SIM controla a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal.

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios disponibiliza uma equipe técnica que realiza a orientação aos produtores rurais, aos microempreendedores individuais e às empresas para se adequarem às normas sanitárias exigidas em legislação, estimulando o desenvolvimento econômico e incentivando os pequenos empresários a se adequarem à legislação e a funcionarem legalmente no município.

Na última quinta-feira, 1º de julho, o Secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios, Hélio Lustosa e o Veterinário Leandro Ratte de Oliveira, entregaram para as proprietárias da Linguiçaria do Rosário, Mari de Lima Veroneze e Maria Isabel Santos Almeida, o certificado de Renovação do Registro no SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

Conforme informou o médico veterinário Leandro Ratte de Oliveira, o SIM – Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal, como as carnes e os seus derivados (incluindo a tradicional linguiça de Bragança Paulista), o leite e os seus derivados, o pescado e os seus derivados, os ovos e os seus derivados, o mel e os seus derivados.

É realizado monitoramento e inspeção, inclusive para detectar a sanidade dos animais de produção, a infraestrutura das áreas produtivas e a higiene no processo de industrialização, certificando com selo de garantia os produtos e emitindo o certificado de registro, que atesta a qualidade e a segurança. “Somente em 2021, é a 5ª empresa que trabalha com esses derivados a ser certificada. Atualmente temos 105 empresas registradas que receberam o certificado do registro no SIM, sendo garantia de qualidade e segurança a toda comunidade bragantina”, comentou o Veterinário.

A proprietária da empresa certificada, Mari de Lima Veronezi, falou sobre a fiscalização e o controle da Prefeitura nas indústrias que trabalham com produtos alimentícios: “Estamos felizes em receber a renovação do certificado de registro do Serviço de Inspeção Municipal. A nossa linguiçaria é a pioneira na região e desde 1947 é conhecida como a tradicional linguiça do Rosário, oferecendo produtos de qualidade e higiene no processo de produção. Temos a consciência de trabalhar respeitando o consumidor e cumprindo às exigências sanitárias vigentes em legislação específica”, comentou a proprietária Mari.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, que tem como Secretário Hélio Lustosa, é responsável por controlar os estabelecimentos e os produtos registrados, especificando a qualidade dos produtos, localização dos estabelecimentos credenciados, registrados e autorizados, geração de relatórios gerenciais tanto de controle quanto administrativos e emissão do certificado de registro de produtos e estabelecimentos habilitados.

“A Administração procura dar apoio e atenção a todos que investem na produção de derivados de carnes como também aos produtos hortifrutigranjeiros. Estamos à disposição e sempre atentos com nossa equipe de fiscalização, para as orientações que se fazem necessárias para que possam atuar regularmente no município. Somos conhecidos como a Capital da Linguiça, por termos os melhores produtores de linguiça do País e ficamos satisfeito em poder entregar o certificado de renovação de registro a essa fábrica de linguiça que faz juz pela tradição na cidade”, destacou Hélio.

Os estabelecimentos formalmente instituídos e acompanhados promovem um incremento ao ICMS, resultado do aumento na emissão de notas fiscais e também pelo processamento e agregação de valor à produção primária, promovendo a segurança alimentar e nutricional dos consumidores.