Programa Rotas Rurais gera endereços digitais para as propriedades do campo

A mobilidade em espaços rurais mostra-se carente de instrumentos que viabilizem o acesso às propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros. A ausência desses instrumentos compromete a qualidade de vida, as atividades socioeconômicas e o pleno exercício da cidadania pelas populações rurais.
O Programa Rotas Rurais, da Secretaria de Estado da Agricutura e Abastecimento (São Paulo), utiliza como apoio as tecnologias da informação e de geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.
O objetivo do programa, iniciado em Itu, é que 350 mil propriedades do Estado de São Paulo recebam o CEP rural até o fim do ano. Para ter o endereço digital, é preciso cadastrar o terreno em um aplicativo de celular. Depois, técnicos da Secretaria de Agricultura validam as informações. Após essa etapa, o endereço já pode ser encontrado pelo GPS.
Para adesão ao Programa Rotas Rurais, ofício deve ser encaminhado para parlamentar@agricultura.sp.gov.br.