Prefeitura de Atibaia lança campanha contra golpes e crimes na internet

Ação do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública traz dicas de como se proteger e o que fazer caso tenha sido vítima de crimes cibernéticos.

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública – GGI Atibaia acaba de lançar a campanha “Crimes na internet: Não seja você a próxima vítima”, que procura alertar usuários de internet e serviços digitais para as tentativas de golpe e fraude que acontecem no mundo virtual. Apostando na informação como arma no combate aos crimes cibernéticos, a campanha foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Comunicação e divulga cartilha produzida Polícia Civil de São Paulo com dicas de como se proteger e o que fazer caso tenha sido vítima de crimes cibernéticos.

A pandemia de Coronavírus e a necessidade de isolamento social por ela provocada aceleraram a revolução digital que já estava em curso, impulsionando a utilização da internet para os mais diversos tipos de operações e serviços, de compras no supermercado a pagamentos de contas. Mais conectados do que nunca, trabalhamos, compramos, estudamos, aliviamos a saudade e nos divertimos pela Internet, o que mudou radicalmente a forma como nos relacionamos com as outras pessoas e com o mundo, mas também ampliou o espaço para a ação de hackers e cibercriminosos.

Recentemente, a Prefeitura advertiu a população sobre o golpe que usa a campanha de vacinação contra a Covid-19 e uma falsa pesquisa para enganar os usuários do WhatsApp, clonando a conta do aplicativo de mensagens. Também alertou sobre a fraude que utiliza um falso e-mail agendando uma vistoria da Vigilância Sanitária nas empresas para, supostamente, checar medidas de prevenção e combate ao Coronavírus, mas que, na verdade, procura induzir a vítima a clicar num link malicioso que possibilita o roubo de dados e informações pessoais.

A clonagem de WhatsApp e a prática conhecida entre os especialistas em segurança digital como “phishing” estão entre os 10 delitos praticados por meios eletrônicos levantados na cartilha sobre segurança digital, que também aborda crimes cibernéticos como o “golpe do amor”, “sextorsão”, o sequestro de dados (chamado de “ransoware”) e até mesmo golpes envolvendo o PIX. O material descreve esses golpes e crimes que ocorrem na internet, trazendo dicas de como evitá-los e orientações do que fazer caso tenha sido vítima.