Direito EAD da USF é aprovado pelo MEC

Para o reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o reconhecimento do MEC demonstra o compromisso da Universidade para com a promoção de um ensino de qualidade.

A Universidade São Francisco (USF) dá mais um importante passo no ensino superior brasileiro. A USF passa a ser a primeira instituição nas regiões em que está presente a ter o credenciamento do Curso de Direito na modalidade a distância, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).
O Curso de Direito presencial da USF tem uma trajetória de 55 anos de tradição na formação de profissionais, com cursos presenciais nas cidades de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, no Estado de São Paulo.
Para o reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o reconhecimento do MEC demonstra o compromisso da Universidade para com a promoção de um ensino de qualidade. “Para contribuir de forma efetiva com a democratização do ensino superior brasileiro e participar do desenvolvimento das regiões em que está presente. A USF ampliou a oferta das modalidades do ensino e avança em novas áreas do conhecimento”, afirmou o reitor.
O credenciamento ocorre após a Universidade cumprir todas as etapas de avaliação exigidas pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi destaca o fato do novo curso unir a inovação e a tradição na formação do futuro bacharel em Direito. “Isso só é possível pelo fato da USF investir continuamente na formação dos seus docentes e tutores, no aprimoramento dos serviços, tecnologia e nos espaços oferecidos em seus Câmpus e Polos. Além de criarmos mais uma alternativa de acesso ao ensino superior”, explicou o Pró-Reitor.
Mesmo com todas as exigências cumpridas e a aprovação, a USF ainda não tem liberação para o Curso de Direito ser ofertado na modalidade EaD. A próxima etapa é a publicação no Diário Oficial da portaria que autoriza o funcionamento do Curso. A expectativa é que o curso passe a ser ofertado no ano de 2022 em todos os polos da USF, presentes nas cidades de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, Amparo (SP), Atibaia (SP), Cambuí (MG), Paulínia (SP) e Petrópolis (RJ). “O Curso de Direito em EaDda USF terá um papel fundamental no âmbito social, no desenvolvimento de um cidadão ativo e na consolidação contínua do estado democrático de direito. Oferecendo um currículo moderno que acompanha as principais tendências da carreira”, explicou o coordenador do Curso de Direito, professor Célio Stigert.
A Universidade há oito anos desenvolve o seu projeto de Educação a distância, ofertando diversos cursos em EaD, primando pela qualidade e pelo acesso ao ensino superior. Em 2019, a modalidade de Educação a Distância da USF conquistou a nota 5, máxima na Avaliação realizada pelo MEC. “A USF é uma Instituição Comunitária de Ensino Superior com tradição na história na educação brasileira, completando neste ano 45 anos de atuação junto a sociedade, nas diversas regiões do Estado de São Paulo, como instituição de ensino, atuando também por meio de projetos sociais e prestação de atendimento, nos diversos setores das comunidades, beneficiando anualmente 200 mil pessoas nas regiões em que atua”, destaca o Diretor Presidente da Mantenedora e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa.

Curso de Enfermagem no Câmpus Itatiba

O Câmpus Itatiba da Universidade São Francisco (USF) também recebeu no mês de julho autorização do MEC para a abertura do Curso de Enfermagem. A expectativa é que o Curso passe a ser ofertado no Vestibular 2022, nos períodos matutino e noturno. Atualmente, o Curso é ofertado no Câmpus Bragança Paulista, sendo avaliado com nota 5, máxima do MEC.
Saiba mais em usf.edu.br/vestibular.