Doação de Sangue: Parlamentar destaca importância do Junho Vermelho

Mês registra queda significativa de doadores, segundo Edmir Chedid.

O deputado Edmir Chedid (DEM) voltou a destacar nesta terça-feira (01º) a importância da doação de sangue às unidades de saúde. Neste mês, diversas entidades e órgãos governamentais intensificam o “Junho Vermelho”, uma campanha instituída em nível nacional a fim de conscientizar a população sobre a doação.

Membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o parlamentar lembrou que neste período é bastante comum registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados. “Por isso, sempre apoio esta iniciativa na área da saúde”, complementou.
Edmir Chedid explicou que as quedas ocorrem justamente em decorrência de fatores típicos do período, como em razão da queda da temperatura e da pandemia do coronavírus. “Muitas pessoas têm receio em procurar por um hospital em meio à pandemia. Mas tudo é realizado com segurança ao doador”, garantiu.
Neste mês, devido à realização da campanha, algumas instituições serão iluminadas com a cor vermelha como alerta à população. Também serão feitas ações especiais durante a Semana do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorada em 14 de junho. “No Estado, a campanha tornou-se Lei há quatro anos”, afirmou.
Doação
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população como doadora de sangue frequente. No Brasil, este índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa em 7%. “Precisamos conscientizar para garantir os estoques às unidades de saúde”, concluiu.