Atibaia abre cadastro para vacinar pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos

Cadastro precisa ser feito em uma plataforma exclusiva e é necessário que haja comprovação da condição.

A Secretaria de Saúde de Atibaia anunciou que está aberto o cadastro para agendamento da vacinação contra Covid-19 para pessoas com deficiência permanente a partir dos 18 anos, sendo necessário que haja comprovação da condição. Não é preciso, porém, que sejam beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O cadastro deve ser feito em uma plataforma exclusiva desenvolvida pela Prefeitura para pessoas com comorbidades, onde são anexados os comprovantes como exames, receitas ou relatório médico (http://www.prefeituradeatibaia.com.br/cadastrocovid/login_comorbidade.php). Após a realização do cadastro, o munícipe será informado sobre data, horário e local da vacinação. Entre as definições deste público-alvo estão: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar, indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir e de enxergar, indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as atividades habituais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação das pessoas com deficiência permanente será realizada preferencialmente nas Unidades de Saúde, para facilitar o acesso. Mas é necessário o cadastro. Em caso de dúvida ou dificuldade com o cadastro, procurar a Unidade de Saúde da Atenção Básica mais próxima da residência ou entrar em contato no “Disk Covid” pelos telefones (11 95439.0277 e 11 95980.1107) .

Inicialmente, a vacinação contra Covid-19 havia sido direcionada às pessoas com deficiência permanente portadoras de BPC, benefício que foi criado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e tem como objetivo dar algum amparo a pessoas com muitas dificuldades em prover o seu sustento. No caso das pessoas que recebem o BPC, o comprovante é o documento específico do Benefício de Prestação Continuada.