Secretaria de Saúde promove curso sobre reanimação neonatal

Profissionais de Atibaia estão recebendo orientações padronizadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria sobre reanimação de bebês.

Visando a capacitação de profissionais e um atendimento de excelência à população, a Secretaria de Saúde de Atibaia investiu em um curso sobre reanimação neonatal, padronizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, para habilitar médicos e enfermeiros a realizarem os procedimentos adequados durante o nascimento.

Um total de 42 profissionais da rede municipal vai realizar o curso ministrado pela Dra Lucila Hashimoto, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria. Todos receberão certificado após a conclusão das partes teórica e técnica. O objetivo é preparar quem está na linha de frente para garantir um primeiro atendimento apropriado e preservar a qualidade de vida do recém-nascido posteriormente.

Secretaria de Saúde promove curso sobre reanimação neonatal

No Brasil, a cada duas horas um recém-nascido morre nos seis primeiros dias de vida por não ter o atendimento adequado, o que mostra a importância dos primeiros procedimentos realizados nos bebês. Durante o curso, os médicos e enfermeiros ainda treinam o que acontece quando um nenê nasce com problema e são habilitados a reanimá-lo para não deixar que ele evolua com alguma sequela.

A secretária de Saúde, Sonia Carvalho, destacou que o curso abrage profissionais de UPA, UBS, Santa Casa, maternidade e pronto-socorro, capacitando médicos e enfermeiros de diversos locais. “Muitas unidades básicas ficam afastadas do município e elas também recebem pacientes graves, crianças em situações emergenciais e, se não estiverem preparadas e atualizadas para este atendimento, a gente corre risco de ter problemas graves com as crianças”, afirmou.