Prefeitura de Atibaia instala placas educativas na ciclovia

Ação faz parte da campanha de conscientização sobre os acidentes de trânsito Maio Amarelo; Saiba como ciclovias podem ajudar a diminuir acidentes de trânsito

A primeira cidade da região a implantar uma ciclovia, Atibaia tem promovido investimentos de qualidade para melhorar a mobilidade urbana. Nesta semana, a Administração Municipal instalou placas educativas nos trechos da ciclovia que já estão prontos e foram entregues à população, uma ação que faz parte da Campanha de prevenção contra os acidentes de trânsito que integra o movimento internacional Maio Amarelo.

Embora a relação entre implementação de estruturas cicloviárias e redução do número de acidentes pareça seguir uma lógica bastante simples – quanto mais espaços seguros para pedalar menos chances de acidentes fatais e graves –, os resultados desse tipo de intervenção urbana podem ir além do esperado: estudos sugerem que a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas pode ajudar a tornar o trânsito mais seguro para todos, não só para as bicicletas.

Num estudo conduzido pelas universidades do Colorado e do Novo México, após analisar 13 anos de dados de 12 grandes cidades dos EUA com sistemas de compartilhamento de bicicletas como Denver, Dallas e Portland, os pesquisadores concluíram que a segurança no trânsito não é proporcional ao número de bicicletas nas ruas, mas sim à infraestrutura construída para elas. Originalmente, a hipótese dos pesquisadores era a de que o aumento de bicicletas nas ruas levaria a um efeito que eles chamaram “segurança em números”: com mais ciclistas nas ruas, os motoristas teriam que reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

No entanto, após analisar os dados compilados, eles descobriram que é a infraestrutura para bicicletas e não o número de ciclistas que está significativamente associado a menos fatalidades e melhores resultados de segurança no trânsito. O estudo, publicado no “Journal of Transport & Health” em 2019, concluiu que as estruturas cicloviárias – especialmente as ciclovias, que são separadas e protegidas – atuam como mecanismos “calmantes” no tráfego, contribuindo para reduzir a velocidade dos carros e, consequentemente, os acidentes.

Ciclovia e redução de acidentes
Estudos como esse mostram que a implantação de uma ciclovia significa um redesenho urbano que se traduz num tratamento viário que abre espaço e prioriza a bicicleta, um modal de baixa velocidade. Essa intervenção viária adapta e reorganiza o espaço, acalmando o tráfego e trazendo mais segurança para os outros modais. Essa reação em cadeia provocada pela ciclovia também foi destacada num estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo divulgado em 2019. O relatório da CET apontou que a quantidade de acidentes de trânsito envolvendo todos os modais caiu 38% em média por ano nos trechos da Zona Oeste da metrópole onde foram implantadas ciclofaixas e ciclovias.

Em Atibaia, a primeira ciclovia da região integra o projeto de duplicação da avenida Jerônimo de Camargo e já conta com dois trechos concluídos – entre as avenidas São João e Joviano Alvim e entre os bairros Ressaca e Jardim dos Pinheiros. Interligando a região central e o entroncamento que dá acesso à rodovia Dom Pedro I, a pista exclusiva para bicicletas está sendo implantada na ilha central, com 2,5 m de largura, pavimentação asfáltica (concreto betuminoso) e pintura resistente às intempéries. Quando concluída, ela terá aproximadamente 5 km de extensão, mas o plano do atual governo para trazer mais mobilidade, segurança para o pedestre e fluidez no trânsito contempla o dobro disso, prevendo a implantação de mais de 10 km de ciclovia na cidade.

Dentre as diversas ações realizadas pela Prefeitura de Atibaia para marcar o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre a prevenção de acidentes trânsito, o destaque desta semana foi a instalação das placas educativas na ciclovia da avenida Jeronimo de Camargo. Com orientações sobre o uso correto da via exclusiva para as bicicletas, a sinalização foi instalada na manhã desta sexta-feira (21) nos trechos que já foram entregues. A ação faz parte da campanha de conscientização promovida pelas secretarias de Comunicação e Mobilidade e Planejamento Urbano. No vídeo a seguir, você confere dicas e cuidados que precisam ser tomados por ciclistas e pedestres em relação à ciclovia para que não haja acidentes: https://fb.watch/5DRqkw_2SZ/.