Policia Militar Ambiental realiza operação de prevenção de queimadas

Hoje, dia 11, a 4ª Cia do 1º Batalhão de Policia Militar Ambiental,  que compõe 28 municípios das regiões de Campinas, Americana, Amparo, Jundiaí e Atibaia, está realizando o segundo dia da operação HURACAN, deflagrada no estado de São Paulo para combater as condutas criminosas ambientais e a pratica de queimadas.

Em alusão à mitologia maia, que define Huracan como o Deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra.

A operação ocorre em conjunto com o Ministério Publico do Estado de São Paulo, e vai de 10/05 à 12/05, e o objetivo é alertar sobre a importância da prevenção ás queimadas realizando o combate às condutas criminosas ambientais, principalmente pela falta de chuvas no período, que com o tempo mais seco, aumentam as chances de propagação de incêndios, destruindo nascentes e provocando desmatamentos e a morte de animais silvestres.

O Comandante da 4ª cia, o Capitão PM Fábio da Nobrega, reuniu os patrulheiros ambientais, realizando na preleção, a orientação para a execução dos trabalhos de fiscalização, focando as áreas rurais, usinas de cana de açúcar, e margens de rodovias rurais, onde ocorrem a maioria dos incêndios, ressaltando importância dos aceiros como forma de evitar a propagação de incêndios.

O aceiro, é a principal ferramenta, de isolamento de áreas rurais, pois trata de um afastamento entre lotes, facilitando o trabalho de extinção de um incêndio naquele local.