Como os óleos essenciais agem em nossas emoções?

Priscila Torres

 

Ao inalar o óleo essencial estaremos automaticamente acionando nossas emoções que são controladas pelo sistema límbico em nosso cérebro, lá é onde estão nossas memórias, emoções, motivações, comportamento e aprendizados. O nosso cérebro é capaz de reconhecer uma ameaça ou uma recompensa, quando essa mensagem é recebida, automaticamente teremos algum tipo de reação, que sendo boas liberaremos hormônios como dopamina, endorfina, serotonina e oxitocina, mas se nos sentirmos ameaçados liberamos hormônios de estresse como a adrenalina e o cortisol.
E quando usamos os óleos essenciais para as nossas emoções não é muito difícil encontrar alguém que vai achar um aroma horrível, mesmo que aquele mesmo aroma seja o melhor para a maioria das pessoas, pois ele vai acionar alguma emoção no sistema límbico, que o cérebro vai reconhecer como uma memória olfativa boa ou ruim.
Por isso é muito importante que uma pessoa que queira contar com o auxílio de uma terapia complementar seja acompanhada por um profissional capaz de perceber essa reação do interagente, já que são essas percepções que irão colaborar para o sucesso de um tratamento.
No momento que os óleos essenciais acionam essas emoções, se for da vontade do interagente, eles podem auxiliar no processo de reconstrução e amenizar algum tipo de sofrimento que esse aroma acionou e causou o mal estar. E se for um aroma que desperte uma emoção que colabore com o nosso dia a dia, por que não dar uma ajuda para a nossa mente e fazer com que o nosso dia mais ou menos seja um dia maravilhoso?
Pode contar comigo para que todos tenhamos dias mais leves!
Abraços aromáticos e até a próxima!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica