Após forte queda em 2020, preço do seguro automotivo tem estabilidade em Atibaia

A pandemia da Covid-19 afetou o ano de 2020 de diversas formas e no setor de seguros automotivos houve forte queda nos preços, chegando, em alguns meses, a apresentar diminuição na faixa dos 35%. Em 2021, apesar de ainda permanecer o forte impacto do coronavírus, houve estabilidade nos preços, com aumento pontual em alguns modelos específicos de veículos.
Em 2020, levantamento efetuado pela ThinkSeg constatou queda geral dos preços das apólices, entre 11% e 27% se comparados com os valores publicados em julho de 2019. Uma pesquisa feita pela Smartia Seguros, em parceria com a TEx, mostrou que considerando a renovação do seguro auto, o preço médio atingiu uma queda de 15%.
O levantamento mostrou ainda que as seguradoras chegaram a oferecer até 44% de desconto para que seus clientes renovassem o contrato, estes com coberturas mais básicas.
Houve, por exemplo, aumento de 45% nas contratações de seguros mais básicos e enxutos, alguns com cobertura apenas para casos de roubos e furtos.
Conforme apontado pela Smartia, as apólices de novas contratações de seguros tiveram uma queda de 5% no valor, além de condições de pagamento mais flexíveis. Levantamento da TEx, em novembro de 2020, mostra que antes da pandemia, 38% dos segurados parcelaram em mais de 10 vezes, contra 43% durante a pandemia.
A queda não aconteceu apenas com os preços das apólices, mas também com a arrecadação das seguradoras, que perderam clientes. Ao comparar janeiro a julho de 2020 com o mesmo período de 2019, a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros), registrou uma queda superior a 5% na arrecadação dos seguros de carros.
Com a pandemia, especialmente em 2020, houve queda na renda da população e houve mudança nos tipos de seguros mais procurados. Aumentou, por exemplo, a procura por coberturas reduzidas, com preço do prêmio menor, contribuindo com a queda nos preços.
Outro fator que afetou o setor de seguros foi a mudança de comportamento. Com as restrições maiores e o crescimento do sistema de trabalho home office, muitos clientes passaram a não ver importância na renovação do seguro, já que o uso do veículo diminuiu drasticamente nesses casos.
A queda na venda de veículos novos também afetou as seguradoras, já que este segmento é o principal contratante. Entre janeiro e agosto de 2020, a venda de carros sofreu uma baixa de 27,5%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O levantamento da Smartia também verificou a média de preços dos seguros nas diferentes regiões do país. No Sudeste, no mês de novembro de 2020, era de R$ 3.594,81.
Pesquisa também aponta que em 2021 há tendência de queda em algumas regiões, com média de 15% de diminuição nos preços médios. Um dos motivos para a queda deste ano seria a insegurança com relação à manutenção da renda, o que faz com que consumidores deixem de renovar as apólices.
Também já é registrada diminuição dos valores dos prêmios este ano, com objetivo de incentivar os usuários a manterem os pagamentos em dia.
Apesar do cenário incerto, a Superintendência de Seguros Privados – Susep estima que o número de clientes de seguros suba no primeiro semestre de 2021, em comparação com o registrado no primeiro semestre de 2020.