Anna Luiza Calixto é diplomada como jornalista amiga da criança pela UNESCO, PETROBRAS e ANDI

A premiação seleciona apenas vinte e cinco profissionais de todo o Brasil que se destacam na luta pelos direitos da infância brasileira e na cobertura de pautas nacionais.

A ANDI – Comunicação e Direitos, organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, articula desde 1990 ações inovadoras em mídia para o desenvolvimento com o apoio da UNESCO. Criada por dois jornalistas para fortalecer o diálogo profissional e ético entre as redações, as faculdades de comunicação e outros campos do conhecimento, os poderes públicos e as entidades relacionadas à agenda do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos no âmbito nacional e global, a ANDI tem, há quase 30 anos, procurado apoiar a mídia na construção de uma cobertura qualificada da agenda da infância e adolescência.
Em 1997, a ANDI criou o projeto Jornalista Amigo da Criança, que já diplomou quase 400 profissionais ao longo de quase três décadas. Até 2012 a escolha desses jornalistas era baseada no posicionamento ético e elaboração de matérias com incidência direta na promoção e defesa dos direitos da infância e adolescência. Desde 2012, jornalistas que se destacam também na cobertura da agenda dos direitos humanos e com capacidade para incidir na agenda nacional também são agraciados. O projeto tem o patrocínio da Petrobras.
No próximo dia 27 de maio a ANDI diplomará 25 novos profissionais e a jovem atibaiense Anna Luiza Calixto, escritora, autora de cinco obras na área do direito da criança e do adolescente, fundadora do Projeto Social Os Cinco Passos – ferramenta de cidadania itinerante que leva as pautas dos direitos humanos para as salas de aula de quatorze estados brasileiros -, cientista social em formação pela Universidade Federal de São Paulo, ativista infantojuvenil pelo Partners of Americas, militante na área desde 2008 e colunista do portal de jornalismo e mobilização Rede Peteca e do Jornal O Atibaiense, é um destes nomes. A ANDI tem acompanhado o trabalho de Anna e realizará a premiação do Jornalista Amigo da Criança durante um webinário realizado pela manhã do dia 27. A diplomação ocorrerá na segunda parte do evento que contará também com a apresentação de uma análise de mídia sobre primeira infância 2018 e 2019.
A diplomação ocorrerá no Webinário “Diplomação de Jornalistas Amigos da Criança & Lançamento da Análise de Mídia sobre Primeira Infância” que será realizado nesta quinta-feira, dia 27 de maio, de 9h45 às 12h30. O evento é aberto (segue card para divulgação), basta se inscrever no seguinte link: bit.ly/webinarioandirnpi.
O evento online contará com uma mesa de abertura; fala inspiradora sobre a importância de uma cobertura qualificada para a agenda da criança e do adolescente, com o jornalista Marcelo Canellas (TV Globo); lançamento e apresentação da análise de mídia sobre primeira infância; e a diplomação de 25 novos Jornalistas Amigos da Criança.
Uma vez diplomado, o profissional passa a contar com um amplo trabalho de suporte oferecido pela ANDI e organizações parceiras na defesa dos direitos infanto-juvenis como a produção e atualização de bancos de fontes, bolsas para reportagens especiais, produção de guias de cobertura jornalística, oficinas de qualificação e sugestões e apoio na produção de pautas são alguns exemplos.
Sobre a ANDI:
https://www.andi.org.br/