8ª Semana André Carneiro começa nesta sexta-feira

 

Uma boa oportunidade de rever, ou conhecer, a obra do maior e mais completo artista local é acompanhar a Semana André Carneiro. Em sua oitava edição, o evento acontece de 07 a 13 de maio nas páginas do facebook, com lives temáticas abordando diferentes aspectos do homenageado. André Carneiro nasceu em Atibaia e aqui viveu até 1972, quando deixa Atibaia e passa a morar em São Paulo e depois em Curitiba. Foram cinco décadas de intensa participação na vida social do município, principalmente na área cultural.

Diferente de muitos artistas que abandonam a cidade natal para fazer carreira nos grandes centros, André permaneceu na cidade, contribuindo de forma inquestionável na criação da identidade cultural do município. André teve uma longa e profícua produção em diferentes áreas: Literatura, cinema, artes plásticas e fotografia. Foi ainda hipnotizador, artista gráfico e publicitário. Na prosa e na poesia seu nome figura como um dos mais conceituados escritores nacionais. Foi um dos precursores da ficção científica nacional e importante poeta da geração de 45 – a terceira geração Modernista de 1922. Na fotografia é considerado pioneiro da fotografia modernista no Brasil e no cinema atuou de forma expressiva em diferentes períodos de sua vida. Nas artes plásticas realizou colagens, pinturas, esculturas e desenvolveu a técnica que chamou de Pintura Dinâmica. Na programação da 8ª Semana André Carneiro teremos:

Sexta feira, dia 07 de maio, às 20 horas: abertura oficial do evento com a palestra do editor Silvio Alexandre, que irá abordar a multiplicidade da obra do artista. Teremos a presença da Secretária de Cultura Glória Dinniz, do Presidente do Compocat Adilson Cunha e do criador e curador da Semana AC, Márcio Zago. A mediação será de Juliana Gobbe.

Sábado, dia 08, às 16 horas o médico e escritor Carlos Alberto Pessoa Rosa irá abordar um dos romances de ficção cientifica do homenageado. O tema será “Amorquia: Estado do Amor” e às 20 horas, será a vez do médico psiquiatra Paulo Urban, ex-aluno do André, proferir a palestra “André Carneiro, Hipnotizador e Parapsicólogo – aspectos pouco conhecidos do decifrador da Máquina de Hyerónimus”, sob mediação de Juliana Gobbe.

Domingo, dia 09, às 18 horas a live será por conta do Coletivo Literário Kalúnia, e terá a presença de seus filhos Henrique Carneiro e Mauricio Carneiro.

Segunda, dia 10, às 20 horas teremos a participação do “Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro”, de Curitiba. O Núcleo é resultado de um movimento literário que André Carneiro iniciou em Curitiba quando realizava as Oficinas de Literatura e Cinema. Será uma troca de experiência entre o Núcleo de Curitiba e os escritores locais.

Quarta, dia 12, às 20 horas será com o médico e escritor Carlos Alberto Pessoa Rosa, abordando o livro objeto “EspaçoPleno”, de André Carneiro.

Quinta, dia 13, 20 horas, teremos a fotógrafa Aline Nakamura destacando a obra fotográfica de André Carneiro.

Para a programação completa acesse:https://www.facebook.com/www.semanaandrecarneiro.com.br ou então http://semanaandrecarneiro.blogspot.com/

Participe!