Encenação de “Vidas Secas” com bonecos é lançada no YouTube da Prefeitura

Com máscaras e marionetes, companhia ítalo-brasileira sediada em Atibaia e contemplada com recursos da lei Aldir Blanc recria o universo de Graciliano Ramos.

Com adaptações para o cinema e até mesmo história em quadrinhos, sem contar as inúmeras montagens teatrais, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, o romance “Vidas Secas” do escritor alagoano Graciliano Ramos, ganhou pelas mãos da companhia teatral Caravan Maschera uma versão inusitada e surpreendente. Recriada pela companhia teatral ítalo-brasileira com marionetes e máscaras inspiradas nas obras de Cândido Portinari e nas fotografias de Sebastião Salgado, a fuga de Fabiano e sua família da seca no Nordeste do País agora pode ser conferida pelo canal da Prefeitura no YouTube.

Fundada em 2010 pela italiana Giorgia Goldoni e pelo brasileiro Leonardo Garcia Gonçalves, a companhia teatral sediada em Atibaia já percorreu o Brasil com seus espetáculos e participou de festivais na Itália, França, Suíça e Eslovênia. Utilizando a imagem como base cênica, a companhia traduz textos densos como o do romance de Graciliano Ramos ou do livro “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault, em experimentos poético-visuais com teatro de bonecos, formas animadas, máscaras e linguagem clownesca, buscando alcançar uma compreensão do mundo perpassada essencialmente pelo sentir.

Em imagens e sem palavras, o espetáculo “Vidas Secas”, produzido em 2014, é uma releitura inovadora que se utiliza de uma trilha inspirada na música contemporânea de John Cage, iluminação cênica e diversos tipos de manipulação como luva, manipulação direta, boneco habitável, máscaras e marionetes para criar verdadeiros quadros em movimento. Contemplado com recursos da lei Aldir Blanc de dois editais municipais – de auxílio a espaços culturais e de credenciamento de projetos – a peça tem 2 apresentações gravadas que podem ser vistas no canal da Prefeitura da Estância de Atibaia no Youtube