Censo Escolar: matrículas na rede pública têm queda em Atibaia

As redes municipal e estadual tiveram queda no total de alunos. Dados disponibilizados não mostram a rede particular.

O Atibaiense – Da redação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente os resultados do Censo Escolar 2020, com informações sobre as matrículas na rede básica de ensino. Em Atibaia, na comparação com o Censo de 2019, todas as modalidades apresentaram queda no número de alunos.
O Censo traz dados sobre educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), ensino médio, EJA (ensino fundamental e ensino médio) e educação especial (classe comum e classe especial).
No ano de 2020 Atibaia contava com 5.245 alunos do ensino infantil na rede pública. O total nas creches públicas caiu 8,7% (de 2.145 para 1.957) e na pré-escola caiu 0,39% (de 3.301 para 3.288).
No ensino fundamental houve queda de 2,1% na rede municipal dos anos iniciais (1º ao 5º ano), passando de 8.413 alunos para 8.230. Na rede estadual, anos iniciais, a queda foi de 7,6% (de 469 para 433).
No ensino fundamental anos finais (6º ao 9º) houve queda de 4,9% na rede estadual, passando de 6.937 alunos para 6.595. Não há alunos da rede municipal nesse ciclo.
No ensino médio não é possível comparação pois os dados de 2019 incluem a rede particular e os dados de 2020 estão somente com a rede pública. Mas em 2020 Atibaia tinha 4.602 matriculados no ensino médio público do município.
Na EJA (Educação de Jovens e Adultos) também diminuiu a quantidade de alunos matriculados em 2020, em 6,3%. Foram 764 matriculados em 2020 e 816 em 2019. No ensino fundamental da EJA havia 343 alunos no ano passado e no ensino médio, 422.
A Educação Especial somou 844 matriculados no ano passado, quantidade 9,4% menor que em 2019, quando eram 932. Desse total, 815 estavam em classes comuns e 117 em classes especiais.

ENSINO HÍDRIDO
EM ATIBAIA
Com o início da pandemia de Covid-19 em março de 2020 e a suspensão das aulas presenciais durante todo o ano, a queda de alunos na rede pública pode representar uma migração para escolas particulares. Pode representar ainda, especialmente no ensino infantil, que com escolas fechadas, as mães não procuraram novas matrículas, já que filhos precisaram ficar em casa.
Em 2021, o ensino híbrido, com aulas presenciais limitadas junto com aulas remotas foi autorizado em fevereiro. Com o agravamento da pandemia, porém, o formato foi suspenso agora em março.
Essa semana a Secretaria de Educação do Município publicou a Resolução SE/CME nº 08/2021, sobre a organização das atividades híbridas (presenciais/remotas) pedagógicas e administrativas, sua realização e o registro no período de restrição das aulas presenciais para a Rede Municipal de Ensino de Atibaia.
No momento, pela resolução, as atividades pedagógicas serão remotas para os alunos, de segunda a sexta-feira. Os professores cumprirão sua jornada e horário de trabalho de segunda a sexta-feira, prestando atendimento aos alunos e cumprindo as demais responsabilidades do cargo, nas formas remota e/ou presencial (seguindo as normas sanitárias).
Os diretores, professores coordenadores pedagógicos e servidores da área administrativa, “cuja atividade permita execução remota, deverão realizar seu trabalho presencialmente, com escala de revezamento, e remotamente nos demais dias, constituindo sua jornada de trabalho de segunda a sexta-feira”.
A escala de revezamento deverá contemplar 20% de servidores, com no mínimo dois funcionários por dia.
A resolução diz ainda que os prédios das unidades escolares deverão estar abertos no horário normal de funcionamento das escolas e, se necessário, também no horário de HTPC, viabilizando o apoio às famílias, aos alunos, aos professores e funcionários.