Professor de Atibaia tem artigo publicado na revista científica britânica The Lancet

A publicação do artigo ressalta a trajetória do professor, já reconhecida nacional e internacionalmente. Foto: Capa da revista que publicou o artigo do professor de Atibaia

Paulo Malvasi, antropólogo de Atibaia e professor na Unifaat, é um dos autores do artigo científico “Integrating Youth Mental Health into Cash Transfer Programmes in response tothe Covid-19 Crisis in Lowand Middle-income Countries”, publicado na The Lancet nesta semana, precisamente em 4 de fevereiro de 2021.
O feito é motivo de orgulho para a cidade, por vários motivos. O professor Paulo Malvasi formou-se na Escola Estadual Major Juvenal Alvim, tendo sido também aluno da Escola Estadual José Alvim, sendo, portanto, formado por gerações de professores da cidade. É professor na cidade há mais de 20 anos e da UNIFAAT desde 2004. Atuou durante esse período em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TRAJETÓRIA RECONHECIDA
A publicação do artigo ressalta a trajetória do professor, já reconhecida nacional e internacionalmente. The Lancet é uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo. Publicada no Reino Unido, ela é particularmente significativa na publicação de textos sobre medicina e saúde pública.
O texto, cuja tradução seria “Integração da saúde mental juvenil em programas de transferência de renda em resposta à crise do Covid-19 em países de baixa e média renda”, analisa políticas de saúde mental e transferência de renda pelo mundo. Discute com dados epidemiológicos quais os possíveis impactos para jovens que vivem na pobreza e se os governos adotassem políticas de saúde mental, combinadas a políticas de transferência de renda.

SITUAÇÕES DE SAÚDE MENTAL
O foco está nas situações de saúde mental durante a Covid-19. Demonstra que os países que possuem políticas de saúde mental para jovens, estão alcançando melhores resultados com relação a agravos relacionados à saúde mental.
O artigo é resultado do projeto internacional Chances 6, sediado na London SchoolofEconomics, que tem como principal objetivo promover a compreensão da dinâmica entre pobreza e saúde mental em jovens, examinando o impacto de políticas de redução da pobreza na saúde mental, nas oportunidades de vida e no risco futuro de pobreza.
O professor Paulo Malvasi coordena a pesquisa qualitativa no Brasil, coletando e produzindo dados sobre o contexto de jovens das periferias, cujas famílias recebem o Bolsa Família, e analisando as potencialidades de políticas de saúde mental, articuladas à Renda Cidadã.
O link para o artigo é https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(20)30382-5/fulltext.