Pagamento da primeira parcela do IPTU/2021 de Atibaia é adiado

Contribuintes que ainda não receberam o carnê 2021 devem emiti-lo pela Internet e o pagamento da primeira parcela poderá ser feito até dia 10 de março.

Os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2021 foram enviados pelos Correios para o endereço cadastrado na Secretaria de Planejamento e Finanças e os contribuintes que, por qualquer motivo, não o receberam devem emitir a segunda via pelo site da Prefeitura: www.prefeituradeatibaia.com.br . O prazo para pagamento da primeira parcela foi adiado e poderá ser feito, sem multa e sem juros, até o dia 10 de março. Para quem quiser quitar o imposto à vista e aproveitar os descontos que podem chegar a 10%, o pagamento pode ser feito até o dia 20 de março.

Para emitir a segunda via, basta clicar no botão “IPTU 2021” no lado direito da página da Prefeitura (em links úteis) ou acessar na aba “Serviços” a opção “Tributos”, depois “Certidões/ITBI/2ª Via IPTU Atualizado. A alteração do vencimento no site será feita pela empresa de tecnologia que administra os sistemas da Prefeitura e deve acontecer nos próximos dias.

Pagar o IPTU em dia, além de evitar transtornos como ter o nome protestado em cartório ou uma cobrança judicial que pode até mesmo resultar na perda da posse do imóvel, também garante descontos que podem representar uma economia significativa no orçamento. Em Atibaia, a Prefeitura concede desconto geral de 5% sobre o valor total do imposto para pagamentos à vista, mais 1% por ano quitado dentro do respectivo exercício, o chamado desconto adicional. Restrito aos últimos 5 anos (de 2016 a 2020), o desconto adicional também é concedido para os pagamentos parcelados.

A Secretaria de Planejamento e Finanças reforça a importância de os munícipes manterem seus cadastros atualizados, o que pode ser feito na plataforma digital “Atibaia Sem Papel” pelo endereço https://atibaia.1doc.com.br/atendimento ou pelo aplicativo 1doc, disponível gratuitamente nas lojas virtuais da Play Store (Android) e da Apple Store (iOS). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail iptu@atibaia.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 4414-2061 / 2063.