Aulas presenciais da rede pública municipal de Atibaia começam no próximo dia 8 de fevereiro

Entre os dias 1º e 5 de fevereiro a rede municipal de ensino fará acolhimento nas escolas. As aulas presenciais devem voltar dia 8 de forma opcional.

O Atibaiense – Da redação

O ano letivo de 2021 começa com muitas dúvidas e indefinição de datas. Até esta quinta-feira (28), estava definido que as redes municipal e estadual de ensino começariam a acolhida a pais e alunos a partir de 1º de fevereiro, com retorno às aulas em 8 de fevereiro (com apenas 25% dos alunos em sala). A rede privada já estava funcionando com as aulas presenciais liberadas desde o dia 25. Nesta quinta, no entanto, a 9ª Vara da Fazenda Pública da capital do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a retomada de aulas e atividades presenciais nas escolas públicas, privadas, estaduais e municipais. Já ontem (29), o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo acatou recurso do Governo do Estado e sispendeu a liminar, autorizando retorno às aulas.
A ação contra a volta às aulas presenciais foi apresentada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A entidade afirmou que recorrerá da decisão do TJ de derrubar a liminar. A decisão do presidente do TJ também não é definitiva, pois trata-se de tutela antecipada e deve ter o mérito julgado por órgão colegiado no tribunal.
No caso de Atibaia, em entrevista a O Atibaiense na última quarta-feira (27), a secretária Municipal de Educação,Eliane DoratiottoEndsfeldz, afirmou que a cidade já tem todo o planejamento de retorno estruturado. Está no cronograma da rede municipal de ensino, que inclui creches, ensino infantil, ensino fundamental I (até 5º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), um trabalho de acolhimento de pais e alunos entre os dias 1º e 5 de fevereiro.
Esse acolhimento, segundo Eliane, terá todos os cuidados para não haver aglomerações e servirá para orientar os pais sobre o retorno gradativo.
Atibaia conta atualmente com 62 unidades municipais, sendo deste total 15 creches municipais, 15 creches comunitárias e 32 escolas municipais. São cerca de 15 mil alunos e uma equipe de aproximadamente 1.500 funcionários.
Segundo a secretária, essa semana foi realizado o acolhimento aos profissionais da Educação, com reuniões e planejamento do ano letivo. “A partir do dia 1º (segunda-feira), será o momento de acolhimento nas escolas. Pais com alunos vão para a escola para um atendimento, com muito cuidado”, explicou.
As aulas vão começar de fato em 8 de fevereiro, no formato híbrido, com recebimento de apenas 25% dos alunos presencialmente nas escolas e o ensino remoto.
Independente da definição da Justiça sobre o retorno, Eliane explica que a volta ao presencial é facultativa. “A família pode optar se quer levar a criança para a escola ou não. O aluno que não participar de atividade presencial tem que obrigatoriamente fazer a remota”, conta, informando que haverá atividades impressas para retirada nas escolas, assim como foi em 2020.
Eliane diz que o ensino remoto traz muitos desafios, especialmente para a faixa etária da rede municipal, que são crianças mais novas. Nessa fase, o aluno precisa de uma intervenção maior do professor.
Também destacou que a rede municipal de Atibaia começou em agosto de 2020 a elaboração do protocolo sanitário para a volta às aulas presenciais. “Cada escola elaborou o seu protocolo e teve que ser aprovado pela Vigilância Sanitária. O protocolo pedagógico nós também começamos a elaborar em agosto de 2020”, informa a secretária.
Nos meses de outubro e novembro de 2020 ocorreu treinamento dos protocolos sanitários. Os 1.500 funcionários da Educação fizeram o treinamento. E agora em janeiro foi realizado o teste sorológico para detectar Covid, por livre adesão. Mais de 1.300 testes foram feitos nos funcionários da Educação.
Houve neste início de ano reunião com o setor de transporte escolar. “Tivemos reunião com os nossos motoristas, pois temos a frota da rede municipal. Também fizemos reunião com os terceirizados e os particulares. Todos terão que seguir os protocolos sanitários”.
Já está contratada também a higienização e sanitização específicas para as escolas. Além da limpeza que já ocorre, cada escola terá uma limpeza diferenciada, por um funcionário específico contratado. Também terá a higienização do transporte.
Os professores receberão máscara e face shield. Todos os alunos receberão máscaras. As escolas terão tapetes sanitizantes, totem de álcool gel, fitas de demarcação e termômetros digitais. Cada escola recebeu ainda uma verba federal para comprar itens específicos, de acordo com demanda de cada uma.
“A Prefeitura fez um investimento muito alto para esse planejamento de retorno, na gestão anterior. Se não tivesse feito com antecedência, não teríamos conseguido o retorno. Atibaia vai conseguir porque fez planejamento sanitário, pedagógico e financeiro”, afirmou Eliane.
Uma cartilha digital de orientação para as famílias, com todos os protocolos sanitários está em elaboração e será divulgada em toda cidade.
Para Eliane, neste primeiro momento o mais importante será o acolhimento. “O professor vai fazer uma análise da situação de cada aluno, um diagnóstico e elaborar com base nessas informações, um plano de ação. Temos que ver tudo que a criança vivenciou no ano passado. Tem criança que conseguiu realizar as atividades remotas. Tem as que fizeram as atividades impressas que disponibilizamos. Temos que analisar o que essa criança assimilou. Como essas crianças estão”, explicou, acrescentando que “temos que agradecer muito a toda a equipe da Secretaria de Educação e aos pais pela parceria nesse ano difícil”.
Eliane comentou na entrevista que somente com o retorno gradual ao ensino presencial será possível analisar como está o aprendizado dos alunos e qual a defasagem.
Sobre o trabalho da Secretaria de Educação neste novo mandato, destacou que há dois grandes desafios: elevar a qualidade da aprendizagem dos alunos e também dos profissionais da educação e ainda implantar a lei sobre a jornada de 1/3 dos professores.
“O objetivo principal é elevar a qualidade de aprendizagem dos alunos e dos profissionais também. Meta, a pedido do prefeito Emil Ono, é trabalhar a competência socioemocional, a humanização, que está também na base e no nosso currículo.”
Sobre a jornada de 1/3 dos professores, a implantação começou agora em 2021, cumprindo legislação federal e lei municipal aprovada em março de 2020. “É uma ação muito importante, um direito do professor. Anunciamos essa semana, na atribuição de classes. Neste sábado (30), será publicado decreto na Imprensa Oficial com a regulamentação. É uma conquista para os professores”, finaliza.