Atibaia é escolhida para projeto piloto do SEBRAE no Brasil

Programa tem o objetivo de estimular e preparar as pessoas em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho.

Atibaia foi a cidade escolhida no país para participar de um projeto-piloto do Sebrae-RJ que visa preparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social para que elas possam descobrir áreas de interesse profissional, se motivar pela capacitação e se preparar para o mercado de trabalho.

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS, está trabalhando na construção de uma metodologia inovadora, visando viabilizar o programa do Sebrae, que decidiu no ano passado desenvolver políticas públicas nacionais para assistência social. Atibaia auxilia no projeto Sebrae-SP juntamente com outras cidades e é o único município a atuar do planejamento do Sebrae-RJ.

E a elaboração do projeto já começou. No período de 2 a 12 de fevereiro, os técnicos da SADS respondem a um questionário que será sistematizado e avaliado pelo Sebrae. Já nos dias 25 e 26 de fevereiro ocorrerão as primeiras oficinas de cocriação em ambiente virtual, nas quais os representantes de Atibaia vão colaborar com o Sebrae para a construção de uma metodologia social.

A metodologia está pautada no Banco da Providência, uma organização do Rio de Janeiro sem fins lucrativos que trabalha para contribuir na redução da desigualdade social, sobre três pilares: sensibilização, capacitação e inserção no mercado de trabalho.

Num primeiro momento, a ideia é apoiar funcionários da rede sócio-assistencial pública, como Cras e Creas, e depois levar essa metodologia para atender a população em vulnerabilidade, com o objetivo de construir um plano de vida, seja no mercado formal de trabalho ou no empreendedorismo.