Aromaterapia no tratamento da psoríase no couro cabeludo

Priscila Torres

A pele e os sentimentos estão mais interligados do que podemos imaginar, sendo que muitas doenças aparecem e não há um fator clínico significante para aquilo, como manchas avermelhadas, coceiras ou insensibilidade cutânea, por exemplo.
“Quando o feto está sendo formado, a pele e o sistema nervoso são originados do mesmo folheto embrionário, a ectoderme, o que explica a relação da derme com as emoções”, explica Luis Fernando Tovo, médico dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“Algumas doenças de pele, como vitiligo, neurodermite e psoríase, podem ser desencadeadas por sentimentos, podendo ser relacionadas com estresse emocional e outros fatores. Elas se apresentam na pele com morfologia típica, localizações características, algumas acompanhadas de coceira ou sem sintomas”, esclarece Leninha Valério do Nascimento, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Aliada ao tratamento convencional, a aromaterapia poderá auxiliar no sistema nervoso diminuindo a ansiedade e estresse, e na melhora do aspecto da pele e couro cabeludo.
É muito importante o acompanhamento de um profissional da área. A Aromaterapia não descarta e não substitui os tratamentos convencionais, ela integra e complementa esses tratamentos ajudando a alcançar um melhor resultado.
Receita para melhorar a psoríase no couro cabeludo:
100ml de shampoo neutro com base natural
5 gotas de óleo essencial de Lavanda Francesa
5 gotas de óleo essencial de Patchouli
3 gotas de óleo essencial de Cedro Atlas
2 gotas de óleo essencial de Camomila Romana
Aplicar no couro cabeludo 3x por semana, deixe agir por 2 minutos e enxague bem.
Até a próxima!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica