Uma breve história de Atibaia – Freguesia de São João Batista de Atibaia

Foto da Avenida São João com a Avenida Jerônimo de Camargo

Por Renato Zanoni (In merorian)

A Câmara de São Paulo, aos 18 de julho de 1722, registrou em ata providencia que necessariamente seriam tomadas, conforme o texto:
“que tinha por notícias que nas Freguesias de Juquery e de São João Batista de Atibaya se atravessavam farinhas de trigo com pretexto de as levarem para fora da Capitania, o que era em grande prejuízo dos moradores desta, pois não se achava nela pão algum para venda por falta das ditas farinhas.” – Faltava pão em São Paulo.
Data de 1730, a nomeação do atibaiano Lucas de Siqueira Franco, pela Câmara de São Paulo ao cargo de almotacé da Freguesia de São João Batista de Atibaia. Nesse título, ele comandava todas as atividades político-administrativas do burgo. O cargo que exercia seria a inspeção dos pesos e medidas do comércio, dos alqueires e litros de cereais, porquanto, havia abusos e roubalheira por parte dos fazendeiros e negociantes do Termo todo.
Os burros vindos do sul para Sorocaba eram comprados por muladeiros atibaianos. Seguiam desta Freguesia, já domados, para o Rio de Janeiro. Esses marchantes trouxeram a notícia que na província do Grão-Pará, se plantava cafeeiros, sendo a bebida muito boa. Em 1731, o Arraial de Nossa Senhora de Nazareth é elevado a Freguesia e restabelecido o curato, que se havia interrompido. Tomou posse o Padre José de Morais Aguiar, que era sesmeiro na região da cabeceira do Rio Atibainha. No ano de 1732, foi nomeado como Juiz Vintenário, Pedro Sardinha de Godoi e este, nomeia ao cargo de Capitão do Mato o espanhol Francisco Escudeiro.
Em 1733, de Itu, vieram aqui na Freguesia, dois irmãos com a intenção de aparelhar uma bandeira, Bartolomeu Bueno de Siqueira e Pedro Morais Siqueira. Arrumado um grupo de companheiros decididos, de escravos e de indígenas, partiram da Freguesia com destino ao vale do Rio Sapucaí. Pelo que mais tarde se soube, dali desse vale, rumaram em segredo para Cataguases. Alguns dias depois, deles ninguém tinha notícia. A formação dos cabeças de uma bandeira, seguia uma hierarquia severa: havia o Capitão que geralmente custeava o montante para a jornada; escolhidos os companheiros e combinada a repartição do ouro, empreitavam homens com percentagem do tesouro, se fosse encontrado. O local da jazida a ser minerada, ficava em absoluto segredo.

1 – Nesse tempo o território de Atibaia era grande e contava com as terras que atualmente se denominam: Bragança Paulista, Nazaré Paulista, Jarinu, Amparo, Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Vargem, Tuiuti, Piracaia, Joanópolis e Bom Jesus dos Perdões.