Médico gaúcho lança livro de artigos sobre empatia e “boa medicina”

“Bom dia para você: com um sorriso”, de Flávio Kanter, reúne artigos sobre a importância de um relacionamento empático entre pessoas, com clientes e colegas.

Médico formado há mais de 50 anos, Flávio Kanter começou a escrever artigos sobre medicina, casos raros que via em seus atendimentos e experiências vividas na profissão há mais ou menos uma década. Muitos textos foram publicados no blog da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e na página de opinião do jornal Zero Hora, mas o autor ainda ouvia de conhecidos que deveria criar uma coletânea. No entanto, sempre faltava tempo para iniciar o trabalho — até que a pandemia chegou. O resultado é “Bom dia para você: com um sorriso”, publicado pela Editora Age.

Flávio explica que, por fazer parte do grupo de risco, precisou parar de atender pacientes no consultório. Foi aí que começou a trabalhar no livro. “Lembrei de um psiquiatra judeu que esteve no campo de concentração e descobriu que as pessoas que mais sobreviviam nos campos de concentração eram as que tinham um sentido para a vida, alguma coisa que às movia. O doutor conta que preparou o livro mentalmente porque não podia escrever no campo de concentração. E publicou o livro um mês depois da liberação do campo, tudo estava pronto na cabeça dele. Aí eu dei um sentido na minha vida e fui organizando esse livro lá no início do período que a gente tinha tempo, era um sonho que eu tinha.”

O médico recrutou o amigo e jornalista Clóvis Malta para seleção e edição dos textos. “Bom dia para você: com um sorriso” reúne 51 artigos que compartilham a ideia de Flávio sobre “a boa medicina” e o bem que essa prática pode fazer para as pessoas. Entre os temas explorados estão o relacionamento empático entre pessoas, com clientes e colegas. Flávio também contempla ideias sobre atitudes frente a doenças, o envelhecer, a morte, assim como a tecnologia como instrumento coadjuvante, mas não substituta da relação entre as pessoas e seus médicos.

“O livro começa com um dos artigos que fez bastante sucesso, sobre essa coisa de ser simpático de dar bom dia, porque eu descobri nas minhas caminhadas que dar bom dia faz bem para as pessoas e também para a gente. Então, o título é uma maneira afável de se relacionar com as pessoas e o conteúdo é o exercício da medicina, a capacidade de se colocar no lugar do outro,” explica.

Flávio aponta que o livro vem desse impulso de publicar, de reunir e fazer uma coisa boa nesse período de pandemia. “Escrever sobre a medicina de boa qualidade, a verdadeira medicina, importa sempre. Todos os momentos são momentos para falar sobre a boa medicina. No entanto, a postura médica rigorosa e científica adquire um papel extraordinário neste momento e escrever sobre a boa medicina sempre soma para este lado para não embarcar nas mistificações,” completa.

 

 

Serviço

ISBN: 9786558630098

118 págs. Formato 14 x 21 – Preço sugerido R$ 30,32