Jornada Literária incentiva a leitura em tempos de pandemia

Edição 2020 do evento conectou estudantes e escritores por meio de iniciativas como a Quarentena e o Drive Thru Literários.

A 8ª edição da Jornada Literária, evento promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação para incentivar o hábito da leitura, foi realizada de 7 a 11 de dezembro e, como tudo o que aconteceu em 2020, seguiu um formato diferente. Cumprindo com os devidos protocolos de prevenção contra o Coronavírus, as escolas se organizaram não só para fazer com que os livros chegassem até os alunos, mas também para conectar escritores, educadores, estudantes e famílias, promovendo a cultura do livro na cidade e confirmando a reputação de Atibaia como Município Leitor.

Na Quarentena Literária, uma das iniciativas da edição 2020 da Jornada, os alunos puderam ter contato com os autores dos livros que foram selecionados pela equipe técnico-pedagógica da Secretaria de Educação e professores para serem trabalhados ao longo deste ano, um autor específico para cada série. Dentro dessa iniciativa, os autores Alessandra Roscoe (1º ano), Tino Freitas (2º ano), Jonas Ribeiro (3º ano), Leo Cunha (4º ano), Tânia Alexandre Martinelli (5º ano), James Misse (pré-escola) e Alexandre Rampazzo (EJAI) enviaram mensagens de vídeo aos alunos, incentivando a ideia do livro como uma boa companhia para este período de pandemia e isolamento social, pois nos permite viajar e conhecer outros mundos sem sair de casa.

Outras iniciativas que também fizeram parte da edição 2020 foram o Drive Thru Literário e a Jornada Literária Itinerante, formas que as escolas encontraram para possibilitar o instante que é o ponto alto de todo o processo representado pela Jornada: o momento em que os alunos escolhem o livro que passará a fazer parte do seu acervo pessoal. No Drive Thru, as crianças passavam pela escola no dia agendado e podiam escolher um livro dentre os 4 a 10 títulos, dependendo do autor, disponibilizados para o seu ano/série. Na Jornada Itinerante, os livros e o estímulo à leitura é que foram até os alunos, chegando nos ônibus escolares coloridos pela alegria e fantasias dos educadores.

Fechando um ano letivo que foi marcado por muitos e intensos desafios, a Jornada Literária 2020 representa um estímulo à leitura em todas as séries, da Educação Infantil à Educação de Jovens, Adultos e Idosos, propagando a ideia de que os livros podem ser poderosos aliados no enfrentamento deste período difícil e complicado que estamos vivendo por causa da pandemia.