Jornada literária começa hoje em Atibaia

A jornada especial de 2020 foi pensada para incentivar a leitura em todas as séries, da Educação Infantil à Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

O ano de 2020 ficará marcado nas nossas memórias como aquele em que tudo aconteceu de uma forma diferente. Com as escolas fechadas devido à pandemia, as aulas agora acontecem dentro de casa, os pais passaram a participar mais da rotina escolar dos filhos e as interações entre professores e alunos migraram para plataformas virtuais e redes sociais. E é também num formato diferente que acontecerá a 8ª edição da Jornada Literária, evento promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação para incentivar o hábito da leitura, que neste ano será realizada na semana de 7 a 11 de dezembro.
Para a jornada deste ano, a equipe da Secretaria de Educação produziu uma série de vídeos com mensagens dos autores dos livros selecionados que serão encaminhados aos alunos, de acordo com o ano/série. Participam da jornada literária 2020 os seguintes escritores: Alessandra Roscoe (1º ano), Tino Freitas (2º ano), Jonas Ribeiro (3º ano), Leo Cunha (4º ano), Tânia Alexandre Martinelli (5º ano), James Misse (pré-escola) e Alexandre Rampazzo (EJAI).
Esses escritores foram selecionados pela equipe técnico-pedagógica e educadores para serem trabalhados com os alunos ao longo do ano letivo e a jornada é o ponto alto desse processo, quando os estudantes têm a possibilidade de ampliar o seu acervo pessoal escolhendo um livro dentre os 4 a 10 títulos, dependendo do autor, disponibilizados para o seu ano/série. A escolha do livro será feita nas escolas, que estão se organizando para garantir que todos os protocolos sanitários necessários para prevenção contra o Coronavírus sejam seguidos, em data e horário que serão divulgados previamente.

Ler e escrever:
fonte do saber
Preparada pela equipe da Secretaria de Educação, a jornada especial de 2020 foi pensada para incentivar a leitura em todas as séries, da Educação Infantil à Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Para comemorar a conclusão da primeira etapa de ensino da educação básica, os alunos da Educação Infantil V ganharão um exemplar do livro “Brincar é bom e faz bem”, além do livro que poderão escolher. Apesar de não haver um autor específico para a Educação Infantil como há para os outros anos/séries, os pequenos também poderão escolher um livro dentre as opções selecionadas para sua faixa etária e etapa de desenvolvimento, estimulando o comportamento leitor desde a mais tenra idade.
Como os alunos da 5ª série não puderam neste ano produzir coletivamente o livro que tradicionalmente era escrito a muitas mãos, além do específico para a sua série, eles também levarão para casa um kit com a coleção “Aventuras do Zezé Nos Quatro Elementos da Natureza”. Dentro do projeto “Maluquinhos por leitura”, os alunos da 1ª série também ganharão um exemplar do livro “O Menino Maluquinho”, do cartunista e escritor Ziraldo. Todas essas iniciativas fazem parte do projeto “Ler e Escrever: Fonte do Saber”.
Os vídeos com as mensagens dos escritores serão compartilhados pela plataforma educacional IPADS e redes sociais durante a semana da Jornada, que acontecerá de 7 a 11 de dezembro. Uma boa companhia para este período de pandemia e isolamento social, um livro nos permite viajar e conhecer outros mundos sem sair de casa. Não perca essa oportunidade e embarque nessa jornada você também!