Atibaia divulga resultados dos editais de auxílio ao setor cultural

Buscando apoiar o setor cultural de Atibaia, um dos mais impactados pela pandemia de coronavírus e que tende a ser dos últimos a voltar à normalidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Comitê Emergencial da Cultura, lançou três editais para concessão dos recursos recebidos por meio da lei federal nº 14.017, a chamada Lei Aldir Blanc. Os editais que premiam artistas, coletivos e produtores culturais da cidade e de credenciamento de projetos culturais tiveram os resultados divulgados nas edições de sábado (19) e de hoje (23) da Imprensa Eletrônica Oficial.
Foram 57 artistas e 31 coletivos habilitados a receber os subsídios previstos no edital que tem por objetivo premiar artistas e demais trabalhadores da arte e cultura. As inscrições foram avaliadas por pareceristas credenciados e a escolha priorizou residentes no município de Atibaia que tenham demonstrado realizar atividades e projetos culturais relevantes para o desenvolvimento da cultura na cidade há no mínimo dois anos. O resultado da premiação pode ser conferido na página 8 da edição de 19 de dezembro da Imprensa Eletrônica Oficial.
Além desse, dois outros editais foram lançados pela Prefeitura para ajudar o setor a enfrentar este período de pandemia: um de credenciamento para realização de projetos culturais e outro de credenciamento de espaços artísticos que tiveram suas atividades interrompidas nesse período. Somados os 3 editais emergenciais financiados com recursos da lei Aldir Blanc, o município fará a distribuição de mais de 1 milhão de reais.
Desse total, 302 mil reais serão destinados a esse edital de premiação para o setor cultural e criativo, 116 mil para os prêmios individuais e 186 mil para os coletivos. Esse é o segundo edital a ter o resultado divulgado pela Prefeitura, o primeiro foi o de credenciamento de espaços artísticos que tiveram as atividades interrompidas durante a pandemia, contemplando essa parte do setor cultural com o valor total de 159 mil reais.
Por último, o edital de credenciamento para realização de projetos culturais teve o resultado divulgado na data de hoje (23), habilitando 54 artistas e coletivos da cidade a receber recursos que totalizam 540 mil reais. O resultado desse último edital foi publicado na página 43 da edição de hoje (dia 23) da Imprensa Eletrônica Oficial.