UNIFAAT desenvolve método pioneiro em ensino

O Centro Universitário UNIFAAT investiu em um projeto inovador de tecnologia e ensino que apresenta melhora significativa na aprendizagem e possibilita mensalidades mais acessíveis para os estudantes. Trata-se da Graduação Smart, métodoque será oferecido em todos os cursos da instituição a partir do Vestibular 2021.
A GraduaçãoSmart, inspirada em experiências bem-sucedidas em âmbito internacional, é considerada um sistema híbrido, por combinar aulas presenciais e a distância. Em três dias por semana, o estudante frequenta aulas presenciais, estando em contato direto com professores e colegas, além de utilizar a infraestrutura necessária para as aulas práticas. Nos outros dois dias da semana, estuda por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, pelos quais acessa vídeos, textos, infográficos e atividades, além de interagir com os professores.
Segundo o professor Hercules Brasil Vernalha, Diretor da Mantenedora e um dos idealizadores do método, há uma grande vantagem em relação à modalidade de Ensino a Distância (EaD). “O projeto resultou da percepção de que, por um lado, os estudantes e o mercado vêm demandando muita agilidade e praticidade das instituições de ensino, e por outro o Ensino a Distância (EaD) falhou em reter o aluno jovem ao longo de todo o curso universitário. Esse é um fenômeno internacional”, destaca.
Outro ponto que merece destaque é o valor do investimento. Com a parte principal do conteúdo do curso sendo oferecida nos três dias de aulas presenciais e a parte de conhecimentos mais básicos e teóricos sendo oferecida a distância, a instituição encontrou uma forma de praticar mensalidades mais acessíveis do que cursos oferecidos no sistema tradicional.
“O Smart reúne as vantagens do ensino tradicional, com a interação entre alunos e professores, mas procura explorar todas as possibilidades que a tecnologia pode oferecer em termos de ensino”, explica o Prof. Júlio César de Lima Ribeiro, Diretor Acadêmico da instituição.
Os cursos oferecidosna GraduaçãoSmart são: Administração, Artes Visuais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Jornalismo, Logística, Marketing, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
Vale lembrar que a prova online do Vestibular 2021 – UNIFAAT será realizada nos dias 30 de novembro, às 19h, e 1º de dezembro de 2020, às 10h, para ingresso de alunos no campus de Atibaia e na unidade de Bragança.