Prefeitura de Atibaia cria currículo próprio para fortalecer a educação

Construído coletivamente com a comunidade escolar, documento norteará as práticas e diretrizes do processo educacional pelos próximos 10 anos.

Os avanços na área da educação municipal em Atibaia foram constantes nos últimos oito anos. As notas e avaliações alcançadas pelo município são fruto de um intenso e contínuo trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Atibaia, por meio de todos os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação. A busca pelo aperfeiçoamento do ensino dedicado aos alunos trouxe um novo ciclo virtuoso para a cidade, um novo propósito para o governo, cumprido com excelência. Com lançamento marcado para o dia 30 deste mês, às 16h, no auditório do Centro de Referência de Educação “Prefeito Flávio Callegari”, o Currículo da Rede Municipal de Ensino, construído coletivamente com a comunidade escolar, norteará as práticas e diretrizes do processo educacional pelos próximos 10 anos.

Para a elaboração de um currículo que contemplasse, além das especificidades do município, todas as diversas, originais, ricas e autônomas experiências escolares e educacionais, foram realizadas, a partir de janeiro deste ano, reuniões técnicas de organização dos procedimentos e das atividades formativas e consultivas. Também houve palestras de acolhimento e de recepção da rede municipal de educação, jornadas de formação continuada e oficinas pedagógicas temáticas, visitas monitoradas às unidades escolares, questionário curricular às equipes gestoras de cada escola, textos curriculares para leitura e formação de marcos conceituais e pedagógicos. Ainda, levantamento dos dados socioeconômicos e os documentos educacionais do município, projeto de formação continuada pela via digital, por meio da plataforma do Congresso Nacional da Educação – CONAEDU, dentre outras.

A participação da comunidade escolar foi imprescindível e se deu por meio da constituição das equipes de sistematização, participação consultiva aos educadores e famílias, questionário curricular aos professores e às famílias, participação dos alunos através de uma peça artística de livre escolha, com o tema: “A Escola dos meus Sonhos”, conferências dos professores, das famílias e das crianças, além de canal de comunicação para o encaminhamento de sugestões e contribuições via e-mail.

A construção do documento teve como principal referência empregada a Base Nacional Comum Curricular, dentre outros documentos legais, atendendo às necessidades e contextos da educação municipal. O desenvolvimento do currículo em Atibaia foi assessorado pela CEDUCAMP (Consultoria Educacional e Assessoria Pedagógica Campinas).

A partir da efetiva implementação do Currículo Municipal, que se inicia em 2021, Atibaia passa a dispor de um documento histórico de referência que atende as especificidades da rede municipal, tornando a educação mais representativa, plural e democrática, favorecendo o protagonismo do aluno enquanto sujeito da escola. Este documento deverá orientar todas práticas pedagógicas e demais atividades da área de educação do nosso município, assegurando o direito da progressão da aprendizagem de qualidade e equidade às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Enfim, tudo o que se refere à educação integral e ao desenvolvimento de competências, estão pautados e orientados pelo currículo que se integra ao Sistema Nacional de Educação, cumprindo uma exigência legal do município.