Entrevista: PI do Judô, o vereador mais votado em Atibaia, fala de sua vitória

O vereador mais votado dessa legislatura, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Pi do Judô, concedeu entrevista a O Atibaiense e falou da trajetória dos projetos esportivos e propostas para mandato.

O Atibaiense – Da redação

A Câmara de Atibaia será composta por 11 vereadores. Os eleitos para o mandato 2021-2024 são: Pi do Judô, do Podemos, com 1.611 votos; Júlio Mendes, do PL, reeleito com 1.553 votos; AdemilsonMilitão, do DEM, reeleito com 1.471 votos; Zé Machado, do PSC, reeleito com 1.304 votos; Fefê, do PL, com 1.128 votos; Sidnei Guerreiro, do Republicanos, com 1.118 votos; Inspetor Santos, do Podemos, com 942 votos; Marcão do Itapetinga, do PSD, com 913 votos; Júlio Cuba, do PSD, com 860 votos; Ana Paula Beathalter, do Patriotas, com 834 votos e Ana Paula Borghi, do PTB, com 788 votos.
O vereador mais votado dessa legislatura, Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Pi do Judô, concedeu entrevista a O Atibaiense e falou da trajetória dos projetos esportivos e propostas para mandato.
Pi tem 54 anos, é casado e pai de três filhos. Faixa preta 6º dan, pratica o judô desde criança. Há 30 anos é professor da modalidade e desde que lecionava em academia, já tinha projeto social. “Cerca de 70% dos alunos do judô não pagavam. Tinha outros alunos de outras modalidades que ajudavam a pagar contas, tinha outros empregos”, conta.
O projeto totalmente social, no entanto, começou na escola Therezinha do Menino Jesus Silveira Campo Sirera. A escola estava inaugurando e a Secretaria de Educação convidou Pi para fazer parceria voluntária dentro de uma sala. “Aceitei, já tinha projeto voluntário no Nosso Lar e abri um núcleo no Terezinha Sirera. No primeiro ano desse projeto, o Thiago Valadão era estagiário e foi trabalhar com as crianças. Foram 150 crianças atendidas. Aí o poder público percebeu a importância do projeto para a sociedade”, destaca Pi.
Segundo ele, em 2005 foi fundada a Associação Paulo Alvim de Judô. “Os pais que fizeram pois precisávamos de um CNPJ para buscar recursos públicos. Os pais que chegaram com nome, não foi vaidade. E dali começaram a vir projetos. Tivemos reconhecimento de utilidade pública e iniciou em 2005 o Orçamento Participativo. Ganhamos os primeiros R$ 50 mil na votação do Orçamento Participativo. Aí abrimos outros dois núcleos. No ano seguinte, ganhamos verba novamente no Orçamento Participativo, e de três núcleos passamos para seis. E assim foi crescendo. Hoje são 11 núcleos espalhados pela cidade”, relembra.
Hoje existe convênio com Prefeitura. Pelo convênio, o atendimento é de 800 crianças. Mas a Associação sempre atende a mais, com média de 1.000 crianças ao ano.
Existe também pelo projeto uma equipe de competição e Atibaia é reconhecida como referência do Judô nacional. “Títulos de base essa equipe conquistou todos. Temos cinco títulos mundiais, vários Pan-Americanos, muitos Brasileiros e Paulistas”, destaca Pi.
Pi conta que pela primeira vez decidiu entrar para a política e que vai conduzir mandato fugindo do conceito engessado de oposição ou situação. “Oposição pra mim tem que ser dentro do que está sendo colocado e mostrado. Qual projeto está sendo apresentado? Se for bom para sociedade, tem que ser situação. Se for ruim, tem que ser oposição. Depende do que é apresentado”, destaca.
“Ser situação ou oposição por causa do partido não é certo. Tem que ser pensado para a sociedade. O que a sociedade paga de impostos tem que ser devolvido. Tem que ter boa gestão. Tem que trabalhar para a sociedade, cuidar da cidade de forma integral”, completa.
O vereador eleito ressalta que esporte não será sua única bandeira na Câmara e que pretende “olhar para todos os lados”.
Como vereador mais votado, Pi vai presidir a sessão de posse dos eleitos e abrir a votação para o novo presidente da Câmara. Posse do prefeito, vice-prefeito e dos 11 vereadores será em 1º de janeiro.