“Bom pastor” tela centenária, retorna à igreja Matriz

Família Alvim, há mais de 5 décadas guardiã da tela, entrega nas mãos do Padre Ricieli (foto) o quadro que será restaurado e fixado no local de onde nunca deveria ter saído.

 

Por José Pires Alvim Neto

A Igreja matriz de São João Batista de Atibaia já passou por diversas mudanças. Por ocasião da reforma realizada na década de 60, o padre responsável pela paróquia nessa ocasião, retirou do teto localizado na nave principal este lindo quadro, medindo cerca de 6 m2 e entendeu que a Igreja deveria se desfazer do mesmo.

Quis o destino que meu pai, Juvenal Alvim Neto, muito ligado a cultura e o patrimônio da nossa querida cidade, passasse no local onde os entulhos de tal reforma estavam depositados e, com seu olhar clínico, percebesse que o quadro merecia outro tipo de tratamento. Nesse exato momento, se dirigiu ao pároco que, sem hesitar, lhe entregou a guarda de tal obra.

Durante todo esse tempo, cresci e vivi com esse enorme quadro decorando a sala de nossas casas.

Já no fim de seus dias, ao frequentarmos as missas de domingo, meu pai sempre apontava para o local onde o quadro estava, lembrando seus tempos de infância, quando se impressionava com a única ovelha negra da imagem. Este fato, certamente é lembrado por diversas pessoas da cidade, como a minha sogra, Sônia Maria Pires de Camargo de Oliveira Ribeiro que, inclusive, gravou um vídeo sobre o assunto que está disponível no site do jornal Atibaiense.

Apesar da importância afetiva que minha família nutriu por esse quadro, decidimos, minhas irmãs e eu, que no momento mais propício, iriamos conversar com o padre para propor o retorno dessa obra de arte para o local de origem.

Assim, na sexta-feira, dia 06 de novembro de 2020, fomos carinhosamente recebidos pelo Padre Ricieli que, com absoluta convicção, sabedoria e visão histórica, imediatamente abraçou a causa e assumiu o compromisso de promover e acompanhar a restauração da obra e retorná-la ao teto da nave principal da nossa querida Igreja Matriz.

Aqui vão nossos sinceros agradecimentos ao Padre Ricieli e a certeza de que a fé, a história, o patrimônio e a tradição de nossa cidade devem estar a frente de qualquer outro tipo de interesse.