Projeto Arte Criança se reinventa e propõe intervenção artística definitiva no Centro de Convenções

Para produzir uma leitura sobre textos de oito poetas de várias partes do mundo durante o período mais crítico da pandemia do Covid-19, crianças de Atibaia participaram de atividades à distância com lives e dinâmicas virtuais. Foi necessária ainda  força-tarefa com a utilização de ônibus escolar para que jovens pudessem ter acesso à material de desenho e textos sobre os autores.

Por Jader Filho

Foto de parte do mural com aproximadamente 10 metros quadrados, feito a partir de 340 azulejos. A inauguração acontece na próxima sexta-feira, 6 de novembro. Painel passará a integrar acervo definitivo do Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia.

Com criatividade e empenho de um grupo de profissionais e apoiadores, o Projeto Arte Criança continuou as atividades – mesmo durante a pandemia do Covid-19 –  e apresenta a partir da próxima sexta-feira, 6 de novembro, a exposição do projeto “Di Versos”,  que além de obras produzidas por crianças e adolescentes de escolas públicas municipais de Atibaia, inaugura uma intervenção artística definitiva no Centro de Convenções Victor Brecheret: um painel de aproximadamente 10 metros quadrados, em azulejos, com a interpretação delas para poesias de oito autores de diversas regiões do mundo.

Em 2020, depois de cinco anos de atividades presenciais em escolas públicas de regiões com maior vulnerabilidade social em Atibaia, o Projeto uniu a arte e literatura para conversar com os jovens sobre diversidade cultural e geográfica, a partir do tema “Di Versos”, que propõe interagir com textos de oito escritores de diversas regiões e épocas.

Para o projeto foram selecionados trechos de poemas de escritores de vários países como o Matsuo Bashô, do Japão, Mahmoud Darwish, da Palestina, Gibran Khalil Gibran, do Líbano, Wole Soyinka, da Nigéria, Salah Niazi, do Iraque, Maya Angelou, dos Estados Unidos, Manoel de Barros, do Brasil e Martin Niemöller , da Alemanha.

Cada criança produziu um desenho que representa a interpretação dela das proposições e discussões dos autores. “O resultado deste trabalho será apresentado em exposição presencial e virtual e também em um mural com cerca de 10 metros quadrados, formado por 340 azulejos, que será definitivamente instalado no Centro de Convenções da cidade.”, detalha Glenn Hamilthon, escultor, idealizador e responsável pelo projeto. “Executar este projeto durante a pandemia nos mostra como a arte e a união são grandes aliados na superação de obstáculos. Este mural será o marco de um momento difícil, que ficará para as futuras gerações. Jamais imaginamos que o resultado do projeto poderia atingir essa importância”, completa.

Para garantir o resultado final que será apresentado a partir de sexta-feira, 6 de novembro, o Projeto Arte Criança precisou se reinventar, o que representou um processo específico para garantir que todo o material de apoio pudesse chegar aos 800 jovens, de 4 escolas que participam das atividades. “Primeiro, criamos conteúdos e vídeos sobre o projeto e os poetas e disponibilizamos na internet. Porém, percebemos que muitas crianças não tinham acesso ao material na internet. Resolvemos editar e imprimir um folheto com este conteúdo. Notamos também que as escolas não dispunham de todo o material de desenho para distribuir individualmente aos alunos. Providenciamos este material com o apoio de empresários da cidade e por fim, precisamos garantir que tudo isso chegasse na mão de cada um dos deles. Muitos pais foram até as escolas retirar o material, mas mesmo assim tivemos que recorrer a um ônibus escolar para percorrer vários bairros da periferia e da zona rural de Atibaia”, explica. “Decidimos também criar lives pela internet, a partir delas conversamos com vários profissionais que exemplificam como a criatividade pode ser aplicada”, explica.

 

Sobre o Projeto Arte Criança

Criado em 2014 pelo artista e escultor Glenn Hamilthon, o Projeto Arte Criança busca aproximar da arte crianças que vivem em regiões de maior vulnerabilidade social, por meio de atividades em escolas públicas municipais de Atibaia.

A partir da utilização de elementos presentes na cultura popular e contemporânea como temática para as ações, em seis anos, o Projeto já desenvolveu trabalhos relacionados ao futebol e esportes, – tendo a Copa do Mundo do Brasil como pano de fundo – (Futebol Criança, em 2014) , a ecologia e as línguas indígenas (Ybirã Mitã, em 2015), as brincadeiras de criança em contraposição aos jogos eletrônicos (Brincadeira de Criança, 2017), as manifestações culturais de Atibaia (Atibaia Criança, em 2018), os sonhos de criança (Sonhos de Criança, 2019) e neste ano diversidade cultural e geográfica, a partir de textos e poesias de oito autores de diversos países (Di Versos, 2020).

Nestes seis anos, o Projeto Arte Criança já beneficiou cerca de 5 mil crianças, de Atibaia, utilizando a arte para abordar temas como trabalho em grupo, socialização, sustentabilidade e valorização da auto estima. O Projeto também contribui com a economia local, uma vez que todos os profissionais e fornecedores envolvidos na execução são da cidade.

O Projeto é incentivado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e tem o patrocínio da Smart Modular Technologies e apoio da Montana Química. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no endereço https://projetoartecrianca.com.br/

Serviço

Projeto Arte Criança: Inauguração do Mural do Projeto Di Versos

Centro de Convenções Victor Brecheret, em Atibaia

6 de novembro, às 10h