Moradores do Jardim Paulista tentam entender novo sistema de coleta de lixo

A pandemia tem sido estimulante para revisar e entender melhor os serviços públicos. Em casa diariamente, estou sempre observando como lidar eficazmente com o lixo produzido. Do portão para fora, o desafio é entender o que está acontecendo com a coleta. O SAAE, que voltou a ser autarquia como o jornal O Atibaiense noticiou, incluiu a região do Jardim Paulista na coleta diária, mas deixou de fora os resíduos de jardim, retirados conforme a capacidade do caminhão.
Pelo menos, foi isso que entendi em conversa por internet com a ex-companhia ambiental. A Diretoria de Finanças e Relações Comerciais repassou a informação da Diretoria de Resíduos Sólidos: “Informamos que a coleta dos resíduos úmidos/orgânicos no Jardim Paulista passou a ser diária, mantendo o período diurno desde 01/09/2020. Os resíduos sólidos oriundos de jardinagem, devido ao grande volume produzido no bairro em questão, são coletados nos dias onde a coleta apenas dos resíduos úmidos é menor e o caminhão consegue ter espaço para levar os resíduos de jardinagem”.
Segundo arte anexada à resposta, o setor 11 Diário Diurno inclui o Jardim Paulista, Jardim Paulista Gleba C, Jardim Santa Bárbara, Jardim Flores, Jardim América, Jardim Jaraguá, Jardim Eneide, Maristela I e II, Vila Petrópolis, Jardim Dona Carmela, Refúgio, Retiro das Fontes, Residencial Água Verde, Jardim Itaguaçu, Chácara Itapetinga, Vila Espéria, Vila Lea, Vila Olga e Vila Silena. No setor 12, Diário Diurno, estão o Jardim Imperial e os Residenciais Jerônimo de Camargo I, II, III, IV e V.
Observei a coleta de resíduos de jardim durante quatro semanas. A frequência maior foi a retirada na quinta-feira. Na semana passada, houve a coleta também no sábado, início do feriado do Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida. Como nesses sacos não são colocados restos de alimentos, não corremos o risco de vê-los espalhados pelos cães na rua. Mesmo assim, após postar a situação no meu perfil de Facebook, constatei que os moradores querem ter uma previsão sobre a passagem do caminhão para a retirada do lixo de jardim.
Na internet, os serviços públicos e as empresas de limpeza destacam o bom hábito de separar corretamente o lixo: “Pequenos hábitos podem mudar o mundo! Separar o lixo, por exemplo, parece ser uma ação tão simples e prática de fazer que nem pensamos muito sobre o tamanho de sua importância para nossa qualidade de vida. Saber ordenar corretamente cada tipo de resíduo ajuda e muito na hora do recolhimento e no reaproveitamento dos objetos, gerando um ambiente sustentável, uma natureza mais limpa e produtiva”.
Não dá para ter dúvida: o caminho é este mesmo! A expectativa é de que a coleta dos resíduos de jardim seja ajustada e entre na rotina dos moradores.