HNA realiza ação para conscientizar sobre a importância da lavagem das mãos

Hábito simples de higiene pode conter a proliferação de doenças infecciosas.

Um ato tão simples de higiene tornou-se um dos maiores aliados na luta contra a pandemia que assola o mundo. O hábito de lavar as mãos trata-se de uma atitude fundamental para a higienização e o combate à transmissão do vírus. No entanto, esta prática não está relacionada apenas a Covid-19, mas também a várias outras doenças. Por isso, nesta quinta-feira, 15 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Lavagem de Mãos. A data visa chamar a atenção para essa atitude cotidiana e sua contribuição para evitar a contaminação e a infeção das pessoas.

Segundo o médico infectologista do Hospital Novo Atibaia, Dr. Murilo S. Etchebehere, a prática de higienização das mãos com água e sabão é o método mais rápido e eficaz para prevenir infecções propagadas pelo contato, sejam elas bacterianas ou virais. “Embora as pessoas tenham entendido da importância da lavagem das mãos de março para cá, este hábito deve ser adotado a vida toda, pois, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a atitude pode reduzir doenças relacionadas à diarreia entre 30% e 40% e infecções respiratórias em até 20%. Além disso, auxilia no combate à transmissão de doenças como cólera e hepatite E.”, reforçou o infectologista.

Em decorrência disso, o Hospital Novo Atibaia, instituição de saúde referência na região bragantina, organizou ao longo do dia treinamentos e ações internas junto aos setores da instituição, como forma de salientar a importância da lavagem correta das mãos para a saúde. Por meio de luz fluorescente, era avaliado o antes e depois das lavagens das mãos da equipe, e reforçado a importância da higienização das pontas e entre os dedos, polegares e punho.

 

 

Para Dr. André Meneguel de Lara, gerente médico do HNA, uma instituição de saúde com credibilidade e certificação ONA, como é o caso do Hospital Novo Atibaia, possui o dever de prezar por todos os cuidados, até aos mais simples e corriqueiros. “Como médicos e enfermeiros, entendemos, na prática, a importância da higienização e a esterilização no combate de infecções e, por este motivo, sempre nos dedicamos a aprender e melhorar para promover o melhor atendimento e qualidade de vida aos nossos pacientes”, contou o profissional.

Sobre o Hospital Novo Atibaia – Inaugurado em 1971, o Hospital Novo Atibaia tem o objetivo de prover excelência em serviços médicos à população de Atibaia e, cada vez mais tem incorporado os recursos tecnológicos mais modernos e constituído em seu corpo clínico as mais gabaritadas equipes médicas. A missão do Hospital Novo Atibaia é promover a saúde na região com gestão sustentável, fortalecendo a confiabilidade institucional.

O Hospital Novo Atibaia foi a primeira instituição a dispor de tomógrafo na região, unidade de internação com mais de 16.000 m² e também com unidades de UTI adulto, infantil e neonatal, serviços de endoscopia, hemodiálise, oncologia, além de cirurgia cardíaca, bariátrica e cirurgia vídeo-laparoscópica avançada.