Córrego do Onofre sofre com falta de água

Devido a esta situação já existe previsão de falta d’água para os bairros abastecidos neste sistema.

Em decorrência da estiagem extrema e das altas temperaturas, um dos nossos sistemas de captação, o córrego do Onofre, que abastece a região do Caetetuba, sofreu uma diminuição significativa de vazão, comprometendo a captação de água para o abastecimento público.

Por este motivo, a equipe técnica da SAAE se reunirá em caráter de emergência na tarde de hoje para definir as estratégias de abastecimento de água no município.

Devido a esta situação já existe previsão de falta d’água para os bairros abastecidos neste sistema. No entanto, é imprescindível ressaltar que, neste momento, toda a população abastecida pela SAAE deve economizar água, pois poderão ser efetuadas manobras emergenciais para garantir o abastecimento de toda a população.

Manteremos atualizadas as informações nas redes sociais e em nosso site.

Bairros afetados inicialmente: Jardim Imperial, Jardim Cerejeiras, Nova Atibaia, Caetetuba, Alvinópolis II e imediações.

Período de interrupção: das 10h às 20h aproximadamente.

Nota oficial

A SAAE informa que problemas com o abastecimento tem afetado toda a região sudeste, principalmente o interior de São Paulo, que sofre com a escassez hídrica. Esse problema tem sido agravado pelo calor excessivo dos últimos dias. Atibaia é abastecida por dois sistemas principais de captação superficial – Rio Atibaia (sistema Cantareira) e Córrego do Onofre.
O Córrego do Onofre abastece a região de Caetetuba, Cerejeiras, Imperial e imediações enquanto o outro sistema abastece o restante do município, e os dois não são interligados entre si. Em decorrência dos problemas que estamos enfrentando (escassez hídrica e lançamentos clandestinos) as equipes da SAAE já vinham trabalhando para interligar os dois sistemas, para minimizar o impacto à população.
Com o intuito de manter o abastecimento do município, a SAAE adotará o seguinte Plano de ação: 4ªs, 6ªs e domingo será interrompido o abastecimento, das 21h às 6h dos bairros abastecidos pela Setor Cerejeiras/ Imperial e Setor Alvinópolis.
Tal ação visa minimizar o impacto à população e ao mesmo tempo proporcionar um fôlego ao sistema de abastecimento, para que seja possível transpormos esse período de estiagem.
Este plano se estenderá até 18/10/2020, quando será revisto, mas pode ser alterado a qualquer momento, se necessário.
Lembramos que, uma vez liberada, a normalização total do abastecimento não é imediata e que a água poderá estar turva, por isso é fechar a borboleta marrom no cavalete.