Coletas de sangue do Rotary e da Casa da Amizade completaram 4 anos

As campanhas proporcionaram atendimentos a mais de 5.450 pessoas e arrecadou 1.372 bolsas.

Ao completar quatro anos de coleta de sangue, o Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da Unicamp, terminaram 2020 com arrecadação de 1.372 bolsas, após 16 edições.

Nesse período, milhares de doadores estiveram na sede das entidades e, demonstrando solidariedade, fizeram suas doações bimestralmente. Do total, observou-se também que centenas foram pela primeira vez, enquanto outras fizeram seus cadastros para doação de medula óssea.

Sobre o volume acumulado, é importante destacar que pesquisas revelam que, com uma única doação, é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. Portanto, a somatória no quadriênio proporcionou atendimento a mais de 5.450 pessoas de Atibaia e região.

Ao lembrar como tudo começou, Adalberto Tricarico, responsável pelo projeto das campanhas de coleta de sangue do clube, contou que, “quando, em julho de 2016, assumimos as presidências do Rotary Club e da Casa da Amizade, minha esposa Filipina e eu, nos propusemos a desenvolver esse projeto. Coincidentemente, naquele ano, a Fundação Rotária completava 100 anos e estimulava inovações. Assim, com esse desafio pela frente, inclusive com o objetivo de atingirmos 100 bolsas, fizemos os primeiros contatos com o Hemocentro da Unicamp e, já em outubro, realizávamos a primeira coleta”.

De lá para cá, com o espírito rotariano, os eventos foram se repetindo. Segundo José Carlos Longo Filho, presidente do RC Atibaia para o ano rotário 2020-21, “as datas foram se incorporando à vida da cidade, capitalizando para a imagem das entidades, transformando-se em compromissos obrigatórios para muitos munícipes”.

A família rotária entende que ações como esta são parcelas importantes dos objetivos do clube para atendimento à comunidade carente. Por isso, já está sendo preparado o calendário para 2021, incluindo possivelmente mais cinco coletas nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto e outubro.

“Neste final de ano”, diz Longo Filho, “cabem agradecimentos à equipe do Hemocentro da Unicamp, que sempre esteve ao nosso lado; à Prefeitura da cidade, que nos apoiou com a cessão de um médico; a todos os doadores ou não, que prestigiaram os dezesseis eventos; à imprensa, que divulgou cada coleta; e a todos os rotarianos e senhoras da Casa da Amizade pelo suporte dado”.

 

ROTARY PRESTA SERVIÇOS

Com pouco mais de 43 anos de fundação, o Rotary Club de Atibaia integra o Rotary International, que congrega os Rotary Clubs do mundo Inteiro. É uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club International, que comemorou 115 anos, é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos.  O objetivo é estimular e fomentar o ‘Ideal de Servir’ como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, cujo lema principal é: dar de si antes de pensar em si.

 

A PRESENÇA DA CASA DA AMIZADE

A Casa da Amizade de Atibaia surgiu em 1976, a partir da fundação do Rotary Club de Atibaia, Distrito 4590, formada por senhoras da sociedade, esposas de rotarianos ou não.

É uma entidade organizada, sem fins lucrativos, que apoia os objetivos do Rotary e auxilia a comunidade carente da região. Por meio de eventos, bazares e parcerias com empresas privadas e públicas, arrecada fundos que são totalmente revertidos em favor da comunidade. São 43 anos de trabalho sério e transparente.