Artista plástico Nestor Lampros faz exposição virtual na Câmara

O artista plástico Nestor Lampros, de Atibaia, vem colaborando voluntariamente com o Departamento de Comunicação da Câmara desde 2014, quando iniciou-se a série de exposições no prédio do Legislativo. Em tempos de pandemia, substituindo o presencial, adotou-se o modelo da expo virtual. Nestor, que também é poeta e representou a cidade em diversos certames literários, adorou a ideia e propôs que sua seleção tivesse o título de Virtuarte, muito apropriado.
A expo Virtuarte começou nesta semana, no Facebook da Câmara (https://www.facebook.com/camaraatibaia). São reproduções de telas que revelam a vida e o pensamento do autor, relatos sobre sua visão de mundo e como o artista trata a arte de pintar. Cores e formas refletem o fato de que o artista também é escritor, cronista, poeta e quadrinista. “As artes são e sempre foram minhas asas, meu céu, país e chão”, disse Nestor ao professor Osni Dias, da Unifaat.
Entre as colocações e prêmios recebidos por Nestor, estão: selecionado no 48º Femup de Paranavaí, Paraná, Poesia, 2013; 17º Salão de Arte de Catanduva-2013; autor do livro de poemas “Roupagem Leve”, ganhador do Concurso de Incentivo à Publicação de Livros, da Secretaria de Cultura de Atibaia, Editora Patuá, 2012; prêmio em dinheiro na 5ª Bienal do Esquisito-2010; menção Honrosa no XVII Salão de Artes de Atibaia-2008; premiado no Mapa Cultural Paulista (2004-2008), em poesia; menção honrosa no Mapa Cultural Paulista (2008) em artes visuais; menção honrosa no Prêmio Yolando Malozzi de Artes-Atibaia-2003; 1º colocado no Concurso de Poesia e Contos em Atibaia (2002-2004-2007); e premiado no Salão de Humor de Cerquilho, cartum, 2003.
Em 2015, foi um dos artistas convidados a participar da Exposição Atibaia 350, da Incubadora de Artistas, em homenagem ao aniversário da cidade. No espaço da Incubadora, que ficava na praça da Matriz, criou o logotipo da Biblioteca Lukas Lampros, a primeira dedicada exclusivamente às artes visuais da região. Lukas foi seu pai, um dos maiores artistas plásticos que residiram em Atibaia.
“Tenho um acervo de mais de quinhentos desenhos. Uma outra oportunidade; que tal fazermos uma exposição de desenhos?”, propôs Nestor à Comunicação da Câmara. Mais referências sobre o artista os interessados encontrarão em: revista Literatura & Fechadura, site de literatura do poeta e professor Jean Narciso – http://www.literaturaefechadura.com.br; fanpage https://www.facebook.com/artistanestorlampros; escritos+ imagens de quadros em http://caligrafiadoimpossivel.blogspot.com/; no site Mallarmargens – http://www.mallarmargens.com/2020/05/ao-meio-dia-vida-se-encerra-cinco.html; e na revista Ecos da Palavra – https://issuu.com/home/published/ecos_da_palavra_1__edi__o-.